segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Simpósio vai homenagear Merleau-Ponty


Nos dias 10 a 12 de novembro acontecerá na Universidade Federal de Mato Grosso um simpósio em homenagem aos cinquenta anos de falecimento do filósofo, educador e psicólogo Merleau-Ponty. O evento contará com a presença de um dos maiores teóricos da Teoria do Decrescimento na atualidade, Serge Latouche.

Essa ocasião nos dá a oportunidade de tentar discutir o princípio da sustentabilidade sob a ótica dessa teoria, tendo em vista o desvirtuamento desse princípio por setores empresariais e governamentais, que utilizam um falso conceito de sustentabilidade para tentar legitimar o crescimento, dando-lhe um tom mais “verde”, fazendo do princípio uma maneira de conquistar a simpatia de consumidores e demais setores da sociedade.

Se fosse possível fornecer um conceito para a teoria do decrescimento, esse conceito estaria centrado na ideia de que é inconcebível um crescimento infinito em um mundo finito. E, como sabemos, o princípio da sustentabilidade envolve três requisitos: proteção das futuras gerações; proteção da vida; e proteção de todas as formas de vida. Apenas sendo capaz de assegurar que sejam atingidos todos esses objetivos é que se pode afirmar que uma determinada ação ou escolha é, de fato, sustentável.

Diante disso, é patente que qualquer forma de crescimento que ignore o fato de que os recursos naturais são finitos vai diretamente de encontro à ideia de sustentabilidade. Não importa se esse crescimento nos é apresentado com cores diferentes, ou com soluções fáceis e imediatistas, porém ilusórias.

Acreditamos que um verdadeiro princípio de sustentabilidade deve incorporar a noção de que vivemos em um mundo finito, e para que a vida neste mundo seja sustentável, em uma perspectiva presente e futura, devemos abandonar a ideia de que o crescimento possa ser sustentável, pois essa ideia é, em si, uma contradição.

Defender um decrescimento não implica dizer que não haverá como gerar as condições necessárias para proporcionar qualidade de vida e bem-estar para todos os indivíduos, até porque a lógica atual não busca esse objetivo. O modelo atual prega um crescimento indefinido, admitindo medidas paliativas para evitar uma destruição imediata, mas concentrando os ganhos nas mãos de poucos e distribuindo o ônus para toda a coletividade. O decrescimento, ao contrário, está pautado em uma melhoria qualitativa nas condições de vida das pessoas, e não em índices de crescimento, que em tese indicariam o sucesso de um país.

Claro que implementar tal teoria não é nada fácil , como o próprio Latouche pondera, uma vez que já nascemos condicionados pela ideia de crescimento, e qualquer proposta em sentido contrário causa-nos estranheza e até mesmo repúdio. Mas, enquanto não é possível colocar em prática tal teoria, que ela ao menos sirva de base para refletirmos sobre o nosso modo de vida atual, e que abra nossos olhos para que não sejamos ludibriados por falsas soluções, que apenas visam manter o estado atual das coisas.


Eveline é pós-graduanda em Gestão e Perícia Ambiental pela UNIC, graduada em Gestão Ambiental pelo IFMT, e acadêmica do curso de Direito da UFMT, integrando o grupo de pesquisa Jus-Clima.

Fabrício é acadêmico dos cursos de Direito e Ciências Econômicas na UFMT

UFMT abre concurso público para seleção de professores

A UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) realiza concurso público de provas e títulos para provimento de cargos na carreira do magistério superior. São 30 vagas, distribuídas entre os cargos de professor adjunto (10 vagas), de professor assistente (12 vagas) e professor auxiliar (oito vagas). São 24 vagas para o campus de Cuiabá e 6  vagas para o campus de Rondonópolis. 

As inscrições podem ser feitas até as 23h59 do dia 8 de novembro, somente via internet, no endereço eletrônico www.ufmt.br/concurso. A taxa é de R$ 100,00.

Os locais e horários das provas serão divulgados no dia 22 de novembro. O concurso público será feito por meio de prova escrita, no dia 29 de novembro, e prova didática, no dia 1º de dezembro. Os candidatos classificados na prova escrita serão convocados para apresentar currículo documentado, compreendendo toda experiência e produção didática, científica, acadêmica, profissional, cultural e artística devidamente comprovadas. O resultado final será divulgado no dia 6 de dezembro.

Informações: (65) 3615 8316.

Começa a piracema nos rios de Mato Grosso

Começa o  período do defeso da piracema em Mato Grosso nesta terça-feira,  dia 1 de novembro nos rios da Bacia Hidrográfica do Araguaia e no sábado, dia 5 de novembro nos rios das Bacias Hidrográficas do Amazonas e do Paraguai e se estenderá até o dia 28 de fevereiro de 2012. Esse período corresponde à fase reprodutiva dos peixes e representa a renovação e manutenção dos estoques pesqueiros nossos rios do Estado. 
No período proibitivo para pesca serão fiscalizados os principais rios das bacias hidrográficas do Paraguai, os rios Araguaia, Cuiabá e Manso, além dos rios Piquiri, São Lourenço, Pirigara, Paraguaizinho, Santana, Sepotuba e outros, totalizando 23 rios, 13 baías, quatro saltos e uma  lagoa; da bacia hidrográfica Amazônica, os rios Teles Pires, Juruena e Arinos, além dos rios Xingu, Culuene, Rio Verde, Guaporé, Ronuro e outros, num total de 22 rios, três  saltos e uma  corredeira;  da bacia hidrográfica do Araguaia –Tocantins, os rios Araguaia e das Mortes, além dos rios Garças, Diamantino, Cristalino, Tapirapé e outros, num total de oito  rios.
Ao todo, nas três bacias hidrográficas serão fiscalizados 53 rios, 13 baías e sete  saltos em 12 municípios.

Lançamento

O lançamento da campanha será na próxima sexta-feira, dia 4 de novembro, às 9 horas no município de Barão de Melgaço, com a presença de autoridades do Estado e representantes de instituições e órgãos ligados ao meio ambiente e turismo.    
Durante o lançamento, a Sema vai apresentar o plano de atividades para o período, especialmente as ações ligadas às Superintendências de Biodiversidade, Fiscalização e de Educação Ambiental.
Esse plano irá orientar a atuação da secretaria nos principais rios de Mato Grosso, não somente fazendo cumprir a legislação e, se necessário, punindo os infratores, mas também as pesquisas que são realizadas pela Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros, da Superintendência de Biodiversidade e Universidade de Mato Grosso (Unemat), de acompanhamento no processo de maturação gonadal dos peixes durante todo o ano.
Também durante o evento, serão apresentadas as obras de desobstrução dos corixos e rios das baías Chacororé e Siá Mariana, no Pantanal e a construções de pontes, atendendo as orientações do Ministério Publico do Estado.

    


domingo, 30 de outubro de 2011

Divulgado gabaritos das provas do Exame de Ordem Unificado

Os candidatos que fizeram as provas da primeira fase do Exame Unificado, no domingo, 30 de outubro podem conferir os gabaritos, divulgados pelo Conselho Federal da  Ordem dos Advogados do Brasil.

Elaborado pela Fundação Getúlio Vargas, as provas foram divididas nas cores branca, verde, amarela e azul. Foram aplicadas 80 questões de múltiplas escolhas. Segundo o Edital, foram inseridas questões de direito administrativo, civil, processual civil, constitucional, trabalho, processual do trabalho, empresarial, penal, processual penal, tributário e processo tributário.

A segunda fase será realizada no dia 4 de dezembro. Na etapa final, o candidato terá que redigir uam peça processual e ainda responder cinco questões com consistência de situação-problema. O resultado final sairá dia 16 de janeiro de 2012.

As provas em Mato Grosso foram realizadas em Diamantino, Barra do Garças, Cuiabá, Rondonópolis, Cáceres, Sinop e Tangará da Serra. 

Secretaria de Esporte: uma Pasta para o amigo

Criada por indicação do então presidente da Câmara, vereador Sérgio Gaino, a secretaria municipal de Esporte, Lazer e Turismo de Diamantino começou a funcionar agora, na administração do prefeito Juviano Lincoln. A primeira nomeação privilegiou o amigo e lobista Euclides Eurico das Neves, o Kid.
O prefeito até que foi sincero na ocasião da instalação da secretaria: queria reviver os bons tempos do esporte, vividos na época do prefeito Darcy Capistrano. 
Mas parece que a atuação da Pasta ficou na retórica. Até o momento não houve nenhuma inovação, mas apenas a repetição de antigos calendários do passado. A mistura do esporte e lazer se funde, mas o turismo sequer apareceu, na gestão do KID.
Enquanto isso, os municípios vizinhos se agigantam nesse setor. Para ser mais direto, a cidade de Rosário Oeste já foi sede da importante etapa do circuito de ciclismo e em  novembro acontece lá a 7ª etapa do Circuito Open Vôlei Rua realiza. O evento já é considerado uma nova mania. Diamantino confirmou presença na competição. As próximas etapas serão realizadas em Campo Verde, Colíder, Pontes e Lacerda e Mirassol D’Oeste. 
Jangada faz o Festival do Pastel, Alto Paraguai, o Festival do Peixe, Nortelândia o Festival de Praia e Diamantino realiza a ExpoDiamantino, mas com uma grande diferença: o evento se torna caso de justiça. A participação da cidade em competições regionais e estaduais é salva pelo espírito do barão Pierre de Coubertin, combinado com o lema onde o importante é competir. 
Igual a tudo, a secretaria de Esporte é o retrato da administração Juviano Lincoln, pois quando o prefeito é ruim, contamina todos os setores da gestão pública, com a ineficácia e inoperância. 
Historicamente o esporte é um forte fator de saúde, de formação física, de preparo profissional e indicada para os jovens para o afastamento das drogas lícitas e ilícitas. Não tem nada melhor do que o esporte.  
Como rotina, o esporte não desponta em Diamantino. Junto a ele, sucumbi o lazer, o entretenimento, a interação social e o fortalecimento da cidadania. 
Do jeito que anda fica muito distante à comparação com o esporte, do tempo do prefeito Darcy Capistrano. 

sábado, 29 de outubro de 2011

Provas do Exame de Ordem em Diamantino serão realizadas na UNED

A quinta edição do Exame de Ordem acontece depois da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que votou nesta semana favorável à obrigatoriedade do Exame da OAB para o exercício da profissão, no país. 
Pelo menos 180 mil candidatos são esperados no Exame Unificado, que acontece simultaneamente em todo Brasil a partir das 14 horas (horário de Brasília), deste domingo, 30 de outubro, na prova da primeira fase. A prova terá a duração de cinco horas, com questões objetivas. Os candidatos que acertarem 50% das perguntas serão classificados para a segunda fase. Nessa ocasião, será aplicada prova prático-profissional; marcada para o dia 4 de dezembro.   
O Exame foi criado em 1994, com a aprovação da Lei do Estatuto da Advocacia e da OAB. A partir de 1997, o número de cursos de Direito saltou de 200 para 1100. E 90 mil novos bacharéis saem das faculdades todos os anos, no Brasil.   
Segundo dados da OAB, apenas 25% dos candidatos passam para a segunda fase e somente 7% dos candidatos que reprovaram pelo menos uma vez conseguem a aprovação definitiva.

Locais: 
Cidade
Local
Endereço
Barra do Garças
Faculdades Cathedral
Cidade Universitária
Cáceres
Colégio Imaculada Conceição
Praça Barão do Rio Branco
Cuiabá
UNIRONDON
Avenida Beira Rio
Diamantino
UNED
Rua Rui Barbosa
Rondonópolis
UNIC
Rua Arnaldo Estevão
Sinop
UFMT
Avenida Alexandre Ferronato
Tangará da Serra
Escola Técnica Estadual
Rua 28 – Vila Horizonte

 Ranking Nacional:

Posição

Instituição

Participantes
1ª fase
            
Aprovados
1ª fase

Participantes
2ª fase

18
UFMT
32
19
18
130
FIS
26
6
6
255
UNEMAT
51
8
8
259
FAUSB
22
3
3
271
FASIP
15
2
2
318
UNICEN
76
10
10
327
FITS
17
2
2
399
UNIRONDON
178
25
25
408
FACIDER
10
1
1
466
FCJSA
55
6
6
468
UNIR
11
2
2
471
FACSUL
200
25
25
483
UNIC
722
82
80
511
UNILASALLE
24
3
2
539
ICEC
50
5
5
549
FCARP
38
3
3
599
FAFI
42
3
3
629
FC JSAA
88
9
         9
663
FACISAS
99
10
10
669
UNIVAG
204
21
20
722
UNED
40
3
3
843
FAIESP
18
0
0