terça-feira, 27 de agosto de 2013

Serviço de água e esgoto de Diamantino vai para a iniciativa privada

A Audiência Pública realizada na Câmara Municipal, na última sexta-feira, dia 23 de agosto abriu a contagem para a Concessão dos Serviços Públicos de Água e Esgoto de Diamantino.

O cronograma está definido. Até o dia 16 de setembro, data do encerramento das sugestões. No dia seguinte, o resultado e publicação do Edital. Segue o processo de concorrência pública nacional, com a menor oferta de preço e de melhor técnica e no dia 3 de fevereiro, a assinatura de contrato que concede o referido serviço de água e esgoto de Diamantino para a iniciativa privada, através de concessão, por 30 anos.

Na audiência, o prefeito Juviano Lincoln foi categórico: a saída é conceder o serviço porque não se tem dinheiro para investir no serviço (cerca de 35 milhões de reais), para ampliar o abastecimento de água e esgoto em todos os domicílios da cidade, incluindo Deciolândia.

O prefeito disse que se cansou da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), o órgão do Ministério da Saúde responsável pela liberação de recursos para o setor.

A concessão obriga investimentos no sistema, ao longo dos primeiros dez anos, através da universalização, regularidade, continuidade, efetividade e segurança dos serviços oferecidos à população.

Recentemente, o vereador Jozenil Costa Lube havia antecipado ao afirmar que o sucateamento e o desinteresse da Prefeitura pelo sistema era um sinal para passar adiante a operação da água e do esgoto. O vereador acertou em cheio.Como está, até a população vai concordar com a concessão. No entanto, a discussão está começando; porém, salvo erro de percurso (de uma eventual ação cível pública), tudo está certo para se passar adiante o sistema, seguindo a tendência do Poder Público, que não se mostra eficiente para gerir seu patrimônio.

Benedito Cruz de Almeida
Agência Agora


quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Unemat assume faculdade em Diamantino

A Universidade do Estado de Mato Grosso já se responsabiliza oficialmente pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino (Uned), até então uma instituição particular. As aulas dos quatro cursos oferecidos que agora passarão a ser geridos pela Unemat: Educação Física, Direito, Enfermagem e Administração começam em setembro.

O reitor da Unemat, professor Adriano Silva afirma que com a encampação da Uned a partir deste ano e da Uninova em Nova Mutum, a partir do primeiro semestre de 2014, a instituição vem propiciando a um número cada vez maior de mato-grossenses o acesso ao ensino superior público e de qualidade. “A Unemat é uma instituição da população de Mato Grosso e com esses dois novos campi estamos cumprindo nosso papel de contribuir com o desenvolvimento social da nossa gente”, afirma Adriano.

A encampação da Uned pela Unemat foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) neste ano por meio da resolução 024/2013 com a criação do campus de Diamantino. Os documentos foram entregues ao secretário de Ensino Superior do MEC, pelo reitor da Unemat, professor Adriano Silva, a diretora político-administrativo e financeiro do campus de Diamantino, Roberta Raye, presidente do Conselho Estadual de Educação, Agnaldo Garrido, a servidora da Unemat, Anapaula Vargas, que é membro da comissão de encampação , e pelos representantes da Uned: Francisco Ferreira Mendes, Conceição Mendes e Maria Aparecida Mendel Alves.

O presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE/MT) entregou ao MEC um documento em que se manifesta favorável a transferência dos quatro cursos da Uned para a administração da Unemat. Como a Unemat é uma instituição estadual cabe ao CEE avaliar e reconhecer os cursos da instituição.

Para garantir o funcionamento dos cursos pela Unemat, a Uned cedeu o imóvel e também os bens móveis para Unemat. O governo de Mato Grosso está em fase de aquisição do imóvel da Uned, enquanto que os bens móveis serão doados para a Unemat.

Lygia Lima
Assessoria Unemat

Amauri Tangará ministra oficina de cinema em Alto Paraguai

No decorrer desta semana, o renomado cineasta Amauri Tangará ministra oficina de cinema em Alto Paraguai. Amauri Tangará é ator, cineasta, dramaturgo e apaixonado por Mato Grosso e grande divulgador da sétima arte e da cultura mato-grossense.

Constam da programação, aulas teóricas e o argumento da produção, que será desenvolvido com a participação e criação de alunos da rede municipal de ensino de Alto Paraguai.

O curta metragem não tem enredo prévio, mas surgirá, com as ideias dos autores e atores, durante a semana.

Na sexta-feira, dia 23 de agosto será a apresentação do espetáculo: 'Cafundó, onde o vento faz a curva' e no sábado, exibição do curta-metragem produzido na cidade.

Para o prefeito Adair José Alves Moreira, a realização da oficina de cinema é gratificante para a cidade, pois vai despertar o interesse dos alunos e da população pela arte. Além do enredo do filme, totalmente ambientado e com roteiro inspirado pelos alunos. Alto Paraguai vai se beneficiar com esse trabalho do cineasta Amauri Tangará.

Benedito Cruz de Almeida
Agência Agora

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Diamantino redescobre a estrada do rei e desenvolve ecoturismo

Para explorar o ecoturismo no histórico município de Diamantino, que completará 285 anos no dia 18 de setembro, o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo, desenvolveu o ‘Circuito Serra Calçada – Rota Estrada do Rei, caminho dos diamantes’, que proporciona trilhas ecológicas, banho e contemplação da natureza pela Serra Calçada, Mirante e o Rio Paraguaizinho.

De acordo com o secretário titular da pasta, Euclides Eurico das Neves ‘Kid’, o pedido do prefeito Juviano Lincoln para criar um novo ícone do turismo receptivo. “Redescobrir a Estrada do Rei é reviver os passos e os caminhos percorridos pelos escravos, pelo ouro e pela história. É sentir-se parte dela, dentro do passado de Diamantino, durante o seu apogeu, na produção de ouro e diamantes, por meio da sua própria identidade cultural”, mencionou Kid.

A Estrada do Rei foi utilizada no ciclo da mineração para escoar a produção para o Rio de Janeiro e depois Portugal.

A Serra Calçada foi construída de pedra, na parte íngreme, para conter deslizamentos do solo, evitar erosão e facilitar o acesso de animais de cargas durante difícil subida.

“O ‘Circuito da Serra Calçada’ além da memória histórica possui uma paisagem exuberante, cercado de florestas, com ar puro e sombra, próprio para caminhada, pedalada e cavalgada, além de poder se refrescar do calor nas águas de correntezas rápidas do Rio Paraguai, o principal tributário do Pantanal”, pontuou.

No mesmo Circuito, que fica aproximadamente 8 km do Centro de Diamantino, pode-se contemplar toda a paisagem e avistar campos de pastagens, matas ciliares e o bioma Cerrado.

No dia 7 de setembro, o Governo Municipal realizará em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso a Caminhada Ecológica no ‘Circuito da Serra Calçada’, os participantes sairão de ônibus, às 8h, da Praça Major Caetano Dias, com destino ao ecoturismo no caminho dos diamantes.

Assessoria de Imprensa

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Dr. Leônidas deve ser lembrado como autêntico profissional diz vereador

Na Tribuna, vereador Manoel Loureiro Neto, durante a Sessão Ordinária do dia 12 de agosto, preferiu lembrar do médico Leônidas Nascimento Vidigal, não com o coração cheio de saudades, mas com satisfação, pelo grande feito do profissional, que soube valorizar a saúde dos pacientes.

O vereador disse que chegou a Diamantino pelas mãos do Dr. Leônidas. E aprendeu muito com ele. Além de estudioso, o médico assimilou as novas tecnologias colocadas na medicina para o tratamento de doenças.

Para o vereador, Dr. Leônidas levou o Hospital São João Batista nas costas e com sua morte, o próprio Hospital seu principal cirurgião e genecologista. O vereador lamentou a falta de cuidado que o médico tinha com sua saúde. Ele não seguia conselho.

Mas viveu feliz no desempenho da medicina. Honrou a profissão e foi orgulho para a família, para a classe médica e para a população de Diamantino e da região.

Assessoria de Imprensa Câmara Municipal

Pedro Taques integra grupo dos 100 congressistas mais influentes do país

Pelo terceiro ano consecutivo, o senador Pedro Taques (PDT-MT) integra o seleto grupo dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Desde o primeiro ano de mandato, em 2011, o mato-grossense vem sendo citado no ranking anual “Os cabeças do Congresso Nacional”, promovido pelo Diap (Departamento Sindical de Assessoria Parlamentar). Nesta edição de 2013, Pedro Taques destaca-se pela capacidade de conduzir debates e influenciar na agenda do parlamento.

Os “Cabeças” são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de qualidades e habilidades específicas.

De acordo com a pesquisa, congressistas debatedores - característica atribuída a Pedro Taques - são conhecedores das regras regimentais e, por isso, regem as sessões e o funcionamento das Casas do Congresso. “Com suas questões de ordem, de encaminhamento, discussão de matérias em votação, obstrução do processo deliberativo, dominam a cena e contribuem decisivamente na dinâmica do Congresso”, diz a publicação.

Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 61 são deputados e 39 são senadores. Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, ao qual é filiada a presidente da República, e o PMDB, partido do vicepresidente da República e dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O terceiro em número de parlamentares, PSDB, é também o terceiro em influência, à frente do PDT, que é o quarto entre os “Cabeças” e o nono na bancada federal.

A atuação dos parlamentares citados foi avaliada por meio de levantamentos minuciosos de pronunciamentos, apresentação de proposições, resultados de votações, intervenções nos debates do Legislativo, frequência com que são citados na imprensa, temas preferenciais, cargos públicos exercidos dentro e fora do Congresso, relatorias de matérias relevantes, forças ou grupos políticos de que faça parte. Além disso, o DIAP realiza exame minucioso dos perfis políticos e ideológicos de cada parlamentar.

DIAP - Importante instrumento de fiscalização do desempenho de deputados e senadores, o DIAP acompanha a conjuntura política do país, atua no aperfeiçoamento das instituições e na defesa da causa pública. É constituído por cerca de 900 entidades sindicais de trabalhadores congregando centrais, confederações, sindicatos e associações distribuídas em todos os estados e no Distrito Federal.

Assessoria

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Pronto Atendimento terá o nome do Dr. Leônidas

Há homens que lutam um dia, e são bons.
Há outros que lutam um ano, e são melhores.
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muitos bons.
Porem, há os que lutam toda a vida. Estes são os imprescindíveis.

Eugen Berthold Friedrich Brecht

Na última Sessão Ordinária, do dia 12 de agosto, a Câmara Municipal de Diamantino aprovou Projeto de Lei que dispõe sobre a denominação do Pronto Atendimento: Dr. Leônidas Nascimento Vidigal.

Ainda, como homenagem póstuma, o Plenário aprovou ‘Moção de Pesar’, pelo falecimento do médico e a as bandeiras hasteadas naquele Poder estão a meio pau. E também foi feito um minuto de silêncio, na Sessão em memória ao médico e ex-vereador, falecido no sábado, dia 10.

Há 38 anos em Diamantino, o Dr. Leônidas foi pernas, braços e o cérebro do atendimento, nesse ínterim, na cidade. Ele amou a profissão como poucos e jamais fez acepção de pessoas. Fez cerce de 16 mil partos, dando o renovo a vida. Além de restaurar e recuperar a saúde de muitos pacientes, através de cirurgias milagrosas e bem-sucedidas.

Nesse contexto, honrou a profissão e cumpriu com integridade e honradez seu juramento de exercer o ofício com a grandeza de promover a saúde, brotar e prolongar a vida de muitos pacientes em Diamantino e na região.

Sem vaidade, deixou o legado da simplicidade, da competência e amor à nobre profissão e escreveu o seu nome na história médica em Diamantino. Seu feito é comparável a de outro médico, Marzavão de Siqueira. Ambos foram dedicados e contribuíram de forma direta com a saúde.

Parece que ele não gostou da política, depois da experiência como vereador em Diamantino, no período de 1989 a 1992, mas foi fundamental no funcionamento do Hospital São João Batista, no Pronto Atendimento e no Posto de Saúde Central. No Hospital costumava dobrar plantão e ali foi o seu último local de trabalho.

A mais expressiva lembrança do Dr. Leônidas é que ele mudou o conceito de atendimento, onde valia o estado do paciente. Ele não se importava com a aparência, com a cor e muito menos com a condição social, se era rico ou pobre.

Benedito Cruz de Almeida
Agência Agora

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Jornal da Turma da Escola Lucinda Facchini vira notícia no Portal do Professor

Com a finalidade de estimular o hábito e o interesse pela leitura, a professora Márcia Timidati Raimundo, desenvolve desde 2004, o Projeto ‘Jornal da Turma’, na Escola Estadual Irmã Lucinda Facchini, de Diamantino. O Projeto virou tema de reportagem nacional, no portal do professor.

A montagem, criação e edição do Jornal é desenvolvido de agosto a outubro. Depois de pronto, ele fica exposto em painéis para ser visto e lido por todos na Escola e pelos familiares dos alunos. A publicação tem várias seções, como notícias culturais e esportivas, curiosidades, moda, culinária e editorial.

"Esperado e aguardado por todos, o Jornal já é tradição na escola", destaca Márcia. Para ela, essa é uma forma diferente de se produzir leitura, que usa a criatividade e desenvolve o senso critico e a cidadania. Um dos resultados alcançados é a mudança de comportamento dos alunos nas aulas de língua portuguesa. "Principalmente quanto ao interesse e participação", esclarece a professora.

A proposta da professora não é o abandono dos textos, mas a construção de uma ponte entre aluno e professor capaz de fornecer instrumentos para que os jovens percebam a leitura como uma necessidade e um prazer.

Autoestima

A fim de estimular o hábito de ler entre os alunos, ela procura sempre incentivá-los e mostrar que são capazes, pois acredita que o ponto-chave é a autoestima. "Todos nós precisamos de elogios, palavras de ânimo e muito incentivo", afirma. "Atividades prazerosas despertam interesse nos alunos e desenvolvem o senso crítico e a criatividade."

Segundo Márcia, que está no magistério há 24 anos, o trabalho nunca acaba e vai sempre se repetindo. "Corrigem-se as falhas, cria-se um novo formato, mexe-se aqui e ali, e vamos sempre em busca do aprendizado, o nosso e o de nossos alunos."
Com graduação em pedagogia e em letras anglo-portuguesas e especialização em psicopedagogia e no método Montessori-Lubienska, Márcia desenvolve outras atividades relacionadas à leitura, como elaboração de diálogos e participação em grupos de produção de texto, nos quais os alunos cantam, fazem mímica e dramatizações. Os estudantes também leem os blogues da escola e da professora e publicam atividades no facebook.

Outras Ações

Outra proposta vigente na Escola Estadual Irmã Lucinda Facchini trata-se da confecção de um livro com ilustrações. O trabalho é realizada com os estudantes do 2º e do 3º Ciclo de Formação Humana. As intervenções pedagógicas também abarcam o teatro e a música por meio de um show de talentos que amplia auto estima da garotada.

Fátima Schenini





domingo, 11 de agosto de 2013

Menina aos 50 anos

A professora Rosa Neide Sandes de Almeida é uma só na educação e na pedagogia, seja  na Secretaria de Pasta ou na sala de aula.

A professora plural completou 50 anos. Sem vergonha de revelar a idade, Rosa Neide, ao contrário, valorizou o feito, com exemplo de maturidade, experiência e dedicação, em favor da vida e da profissão.

A professora gosta de educação e de política. Na primeira preferência, passou por sala de aula, coordenação de curso na FID (Faculdades Integradas de Diamantino) e chegou ao cobiçado cargo de secretária de Estado de Educação; numa função que permeia competência com política.

Na mesma política, se destacou como secretária municipal de Educação, na gestão do prefeito Batistinha. O bom desempenho no cargo ajudou na eleição para a Câmara Municipal de Diamantino, por um mandato.

Rosa Neide deu a volta por cima, depois que saiu de Diamantino e se tornou uma profissional respeitada e elogiada, por introduzir e aperfeiçoar as políticas públicas para a educação, no Estado.

Benedito Cruz de Almeida
Agência Agora

Dr. Leônidas deixou órfã a qualidade do atendimento médico em Diamantino

A morte do médico Leônidas Nascimento Vidigal deixa órfãs a qualidade do atendimento e a dedicação profissional que somente ele sabia fazer.

Como médico honrou a profissão e como poucos, cumpriu com integridade e honradez seu juramento de exercer o ofício com a grandeza de restaurar a saúde e prolongar a vida de muitos pacientes em Diamantino e na região.

Dr. Leônidas aproveitou muito bem o dom divino que recebeu, por isso amava a profissão e fez dela sua razão de ser. Deus, certamente se sentiu recompensado pela habilidade do médico em curar doenças e celebrar a essência da vida, com os inúmeros partos que fez, ao longo de sua carreira, em Diamantino.

Desprovido de vaidade, deixou o legado da simplicidade, da competência e amor à nobre profissão e por tudo isso, gravou o seu nome na história médica em Diamantino. Seu feito é comparável a de outro médico, Marzavão de Siqueira. Ambos foram dedicados e contribuíram de forma direta com a saúde, a assistência médica e o combate às doenças; no revigor da vida.

Dr. Leônidas entrou na política e se elegeu vereador em Diamantino, mas não gostou da função. Preferiu mesmo o atendimento no Hospital São João Batista e no Posto de Saúde Central.

No Hospital costumava dobrar plantão, pois parecia incansável, como médico e plenamente satisfeito ao ver a cura do seu paciente ao readquirir a saúde. De tanto gostar da profissão, morreu no posto de trabalho.

A última lembrança do Dr. Leônidas é que ele demonstrava a felicidade do dever cumprido e a paz, por ter completado a carreira com honra e dignidade, aqui na terra.

Benedito Cruz de Almeida
Agência Agora