sábado, 1 de dezembro de 2012

Manifestação reúne 2 mil pessoas contra obras e ações do governo para as Copas

Cerca de 2 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar, participaram na tarde de hoje, 1º de dezembro, de uma manifestação contra obras e medidas tomadas pelo governo federal para a realização da Copa do Mundo e da Copa das Confederações. O ato Copa para Quem? reuniu integrantes de 50 movimentos sociais de São Paulo e coincidiu com a data em que foi feito o sorteio dos grupos da Copa das Confederações, no Anhembi, capital paulista.
De acordo com a coordenadora do Comitê Popular da Copa em São Paulo, Graziela Natasha Massoneto, o protesto quer mostrar que as Copas não trazem só o futebol, mas sim muita especulação imobiliária, despejos de famílias inteiras e uso dos recursos públicos de maneira a não beneficiar toda a população. “Esse recurso público vai ser utilizado só para a elite porque o povo não vai poder participar efetivamente deste grande evento”.
Graziela ressaltou que o grupo reivindica que as famílias sejam retiradas de maneira planejada e com destino certo. “Isso deveria ser feito de forma pacífica e com cadastro nos movimentos sociais, com todos sabendo para onde vão”.
Um outro ponto destacado é o que ela chama de "estado de exceção", no qual comerciantes estarão impedidos de vender seus produtos em estabelecimentos no entorno dos estádios. Além disso, Gabriela chamou a atenção do fato de que espaços públicos serão fechados para as fun zones, áreas onde serão montados telões para a exibição dos jogos.
“Mas o acesso será pago. Se a pessoa não tiver o ingresso não poderá entrar. O trabalhador comum também não conseguirá assistir aos jogos nos estádios porque o ingresso mais barato custa mais de R$ 50,00. Um trabalhador que ganha um salário mínimo não vai poder participar porque ele não vai ter esse dinheiro para dispensar no futebol”.
Em Mato Grosso, o governo priorizou as obras da Copa e com gastos, está faltando recursos para investimentos na saúde, infra-estrutura rodoviária e melhorias no interior do Estado.
A Arena Pantanal é considerada uma obra sem utilidade, pois o futebol mato-grossense não vai atrair público para o estádio. A Arena é mais uma obra para agradar a Fifa na organização do Mundial, feita para gringo ver e às custas do sacrífico da população de Mato Grosso.

Paulistas dominam o segundo dia do Ciclismo nas Olimpíadas Escolares

Num calor escaldante neste sábado, dia 1º de dezembro, os paulistas Victor Fonseca e Wellida Rodrigues, conquistaram medalha de ouro na prova de critério de ciclismo das Olimpíadas Escolares 2012, para atletas de 15 a 17 anos, em Cuiabá.

Num percurso com voltas de 2,6 km, Victor fez oito voltas em (33min29s) e outra medalhista faturou o titulo com cinco voltas no tempo de (22min34s). Os dois são atletas do Centro de Excelência de ciclismo do Estado de São Paulo, em Americana São Paulo.

Participante pela primeira vez das Olimpíadas Escolares a ciclista Wellida destacou os treinos intensos e a dedicação fez a diferença. “Posso dizer que estou muito feliz com duas medalhas conquistadas, quero aproveitar e agradecer o apoio recebido da bolsa atleta estadual de São Paulo e me ajuda muito nas competições”, frisou.

O coordenador Manoel Lima explicou o funcionamento da prova, “essa competição é bem intensa, onde são realizadas provas em três baterias, onde os sete melhores de cada bateria se classificam para competir na terceira e última prova, fazendo voltas num percurso de 2,6 km, com o tempo de 30min e mais uma volta final para o masculino e 20min e mais uma volta para o feminino”, explicou.

De Mato Grosso a campeã do ranking brasileiro, Elaine Canela que infelizmente não conseguiu um lugar no pódio ressalta que a competição das olimpíadas possibilita muito mais que competir, “estou tendo a oportunidade de estar nas Olimpíadas um sonho para muitos jovens, que tem a chance de conhecer pessoas de diversos estados, além disso, conhecemos a cultura das regiões e também fazermos amizade”, disse.

“É histórico para o esporte nacional. É um evento muito importante onde se inicia os jovens atletas, e colocar o ciclismo nas Olimpíadas Escolares está sendo muito bom para o crescimento da modalidade”. ressaltou o presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, José Luiz Vasconcellos, ao complementar que a vida de um atleta no ciclismo é uma tarefa difícil, porque há muitas nações competitivas no mundo e desde cedo os atletas tem que começar a treinar.

Embaixador do ciclismo das Olimpíadas Escolares, o atleta olímpico Luciano Pagliarini, acompanhou toda a movimentação da competição. “Esse é o terceiro ano consecutivo que eu acompanho essa garotada nas Olimpíadas Escolares Brasileiras. Fico muito orgulhoso de poder estar com eles e passar um pouco do meu conhecimento, hoje mesmo um desses meninos veio me agradecer por umas dicas que passei”, comentou o medalhista de bronze no Rio 2007 que disputou o Tour de France de 2005, principal competição do ciclismo mundial. 

Vindo de longe de Pernambuco Raquel Lima, está em Cuiabá para prestigiar o primo que é atleta do ciclismo, Francisco Laurindo do Estado de Pernambuco, “Sabemos que as Olimpíadas Escolares é um dos principais acessos para que nosso primo e torcemos pra que ele seja um futuro atleta nacional por isso estamos aqui para acompanhar ele durante as competições", finalizou.

Seel/MT
 

Brasil enfrentará Japão na abertura da Copa das Confederações

primeiro adversário do Brasil na Copa das Confederações de 2013 será o Japão. O jogo será o de abertura do campeonato, no dia 15 de junho em Brasília. Depois a seleção brasileira enfrenta o México, em Fortaleza, no dia 19. O último jogo do Grupo A será contra a Itália, dia 22, em Salvador.
O sorteio dos grupos foi feito  pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) em São Paulo. No Grupo B ficaram Espanha, Uruguai Taiti e o representante da África. O campeão africano será conhecido no dia 10 de fevereiro, na decisão da Copa Africana de Nações 2013.
O ex-jogador da seleção brasileira, Cafu apresentou a bola da Copa das Confederações, batizada de Cafusa. Ele explicou a origem do nome: “Ca" de carnaval, "fu" de futebol e "sa" de samba.
A presidenta Dilma Rousseff acompanhou o sorteio no Centro de Convenções do Anhembi. Ela abriu a cerimônia dizendo que todos os brasileiros estão cientes de que terão dupla responsabilidade no torneio.
A primeira será apresentar um futebol que honre a tradição da seleção pentacampeã. “Para nós, vencer a Copa das Confederações dentro de campo será uma missão. Também temos a obrigação de vencê-la fora do campo construindo todas as condições para realizar uma Copa das Confederações inesquecível pela excelência dos estádios, pela organização do evento e pela acolhida alegre e profissional que daremos”.
Segundo a presidenta, as seis cidades-sede da Copa estão prontas para a competição e o Brasil se preparou bem para fazer um excelente evento esportivo. “Vamos mostrar em junho de 2013 que o Brasil tem todas as condições de fazer a Copa de 2014. Vamos fazer da Copa de 14 a mais bem organizada e alegre de todos os tempos”. Dilma também saudou os técnico da seleção brasileira Felipe Scolari e o coordenador Carlos Alberto Parreira.
No último dia 8, a Fifa anunciou as seis cidades-sede da Copa das Confederações de 2013, confirmando as capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Salvador e o Recife. A abertura do torneio será em Brasília, Estádio Nacional Mané Garrincha, no dia 15 de junho. A final será no Maracanã, Rio de Janeiro, no dia 30 de junho.
Flávia Albuquerque
Agência Brasil

Senador Pedro Taques renúncia ao décimo quarto e décimo quinto salários

O senador Pedro Taques (PDT-MT) oficializou a renúncia ao benefício do décimo quarto e décimo quinto salários concedidos aos congressistas brasileiros. O parlamentar encaminhou ofício à Mesa Diretora do Senado Federal solicitando a exclusão do seu nome das folhas de pagamento do benefício, previsto no artigo 3º do Decreto Legislativo nº 7 de 1995, com a redação dada pelo Decreto Legislativo nº1 de 2006.
"No intuito de manter coerência com meu posicionamento na apreciação do citado projeto, que aguarda ainda decisão da Câmara dos Deputados, venho manifestar minha renúncia aos valores das referidas ajudas de custo, solicitando de Vossa Excelência providências no sentido de excluir meu nome das respectivas folhas de pagamento”, diz o ofício.
Os salários foram regularizados por ato conjunto assinado pelas Mesas Diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado. Em maio deste ano, o senador Pedro Taques votou favorável à aprovação do projeto de decreto legislativo (PDS 71/11) de autoria da então senadora e atual ministra-chefe da Casa Civil da Presidência, Gleisi Hoffmann, que extingue os pagamentos. Aprovada no Senado, a matéria aguarda apreciação na Câmara dos Deputados.
O corte dos benefícios pode representar uma economia de mais de R$ 30 milhões aos cofres da Câmara e no Senado.
Imposto de Renda
Na semana passada, o senador Pedro Taques encaminhou outro ofício à Mesa Diretora do Senado informando que assumiu a responsabilidade tributária decorrente do décimo quarto e décimo quinto salários de 2011. Ele procurou a Receita Federal e resolveu as pendências referentes ao benefício recebido. O parlamentar classificou como "absurdo” o projeto que livra os senadores da obrigação de pagarem o Imposto de Renda (IR) não recolhido sobre os salários extras.
Assessoria

Caminhada silênciosa serve de protesto contra violência doméstica

Ameaças, xingamentos, surras, gritos, morte. Infelizmente estas expressões fazem parte do dia a dia de inúmeras mulheres vítimas da violência doméstica. Somente em Cuiabá, mais de 20 mulheres foram brutalmente assassinadas, este ano, por ex-companheiros ou por preconceito contra o sexo feminino.
Um grito então ecoa. E não é uma voz única, mas que sai da multidão, dos líderes comunitários, que se mostram indignados e clamam pelo fim de tantas tragédias. Surgiu assim a ideia de promover uma caminhada silenciosa pelas ruas do centro histórico da Capital do Estado, a qual integrará inúmeros representantes sociais para chamar atenção da sociedade para a violência contra mulher.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social e da Superintendência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, apoia o movimento comunitário. A caminhada será realizada no dia 8 de dezembro, às 8 horas, com início na Praça Alencastro, centro de Cuiabá.
“Somos mulheres, guerreiras e dispostas a enfrentarmos os desafios diários. Contudo, a tão sonhada igualdade de gêneros ainda é uma realidade distante, que envolve uma mudança de mentalidade e um grande comprometimento social. Nesta causa, ninguém conseguirá nada sozinho, ou seja, sem o apoio da população e de todos os poderes constituídos”, disse a superintendente de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Emílio Sotero.
Para a presidente da União Cuiabana dos Clubes de Mães de Cuiabá, Heloiza Dorileo, a caminhada é uma forma de chamar atenção das autoridades na implementação de políticas públicas concretas contra a violência doméstica. “É nos bairros que todo mundo mora e é lá que as coisas acontecem. Foi por isso que decidimos realizar esta caminhada com envolvimento das lideranças comunitárias e o apoio do Governo do Estado. Queremos ser ouvidos e queremos ainda ações que, de fato, possam proteger as mulheres”, afirmou a presidente.
Fabyola Coutinho
Assessoria Setas