sábado, 24 de setembro de 2011

Candidatos ao Conselho Tutelar de Diamantino estão pedindo votos na rua

Os candidatos ao Conselho Tutelar de Diamantino estão nas ruas, pedindo para o pleito, que aliás, é tão concorrido, como se verifica, anos após anos. 

O ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90), com o escopo de criar um organismo especializado na defesa dos interesses das crianças e dos adolescentes, estabeleceu a criação do Conselho Tutelar; órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

O ECA prevê que em cada município haverá, no mínimo, um Conselho Tutelar,  composto de cinco membros, escolhidos pela comunidade local para mandato de três anos, permitida uma recondução. Os conselheiros são escolhidos através de eleição direta.

Essa condição acirra a disputa pelos cargos remunerados. Antes da eleição os candidatos são peneirados numa prova escrita, de caráter eliminatório.

Por tradição, a eleição é muito disputada em Diamantino. No pleito passado, a conselheira mais votada conquistou mais votos que muitos vereadores que hoje estão no cargo.

A eleição está marcada para o dia 9 de outubro, em Diamantino, nos seguintes locais: Escola Plácido de Castro; Criança Feliz; Castro Alves (Caeté); Maria Euzébia (Bojuí) e Décio Furigo (Deciolândia). Dezessete candidatos disputam as cinco vagas do Conselho Tutelar de Diamantino e outros cinco, abaixo dos primeiros, ficam na suplência.


Candidato
Número
ELIZA Maria de Moraes
01
SILVANA da Silva Oliveira 
02
LUCÉLIA Regina Vanni
03
ANDRÉIA GAUCHINHA Almeida Campos   
04
LETÍCIA Maria da Silva
05
LuciMARA F. Camargo
06
JUCIMÉIA NÉIA Pereira da Costa  
07
RAQUEL Valéria S. PINHO
08
ADÃO JULIANO de Arruda
09
OSMAR MENDES de Souza
10
ALENIR do E. Santo Arruda 
11
IRENILDA Almeida da Silva 
12
BRUNO Rodrigues S. de Toledo
13
DANILO José ORMOND
14
ELENICE do Carmo de S. Silva 
15
CONSUELO de Fátima Rodrigues Vanni
16
SELMA Paulina da Silva Siqueira
17


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Modelo de construção de estradas usado por Blairo Maggi pode ser útil no país

“Lá no Estado do Mato Grosso, nós fizemos os consórcios rodoviários com os produtores. São  rodovias estaduais de baixo tráfego e os produtores de soja, de algodão, de milho, de madeira e de pecuária colocaram 50% do custo da estrada, enquanto o governo deu os outros 50% para eles construírem a estrada. E, em contrapartida, nós demos aos produtores, àqueles sócios – vamos chamar assim – da rodovia, o direito deles explorarem o pedágio durante 30 anos"

O ex-governador do estado de Mato Grosso, o senador Blairo Maggi chamou atenção para a baixa qualidade da infraestrutura rodoviária brasileira, na sessão plenária do Senado, em aparte ao discurso do senador Armando Monteiro.

"E não adianta dizer que precisa ter 12 mil veículos, 15 mil veículos passando por dia para ser viável uma rodovia dessas”, alertou o senador sobre a necessidade de estimular os estados a firmarem parceiras com a iniciativa privada, por meio de consórcios rodoviários, independente do tráfego das estradas.

Em contrapartida, de acordo com o senador mato-grossense  é possível dar aos concessionários o direito de explorarem o pedágio durante período pré estabelecido. "E pasme que o caixa dessas rodovias - e são rodovias de mil veículos por dia - consegue mantê-las sem nenhum buraco, com faixas pintadas, lixo catado da beira da rodovia, toda ela roçada e com as suas placas em dia. Então, é um alto negócio para quem participa, melhor ainda para a sociedade que usufrui de boas estradas, com segurança”, alertou.

Logística

O escoamento da produção nos estados, principalmente em Mato Grosso, é um problema que prejudica os produtores. “A questão de logística no Brasil é um problema sério, um problema crônico. A gente vêm modificando a situação, mas a passos de tartaruga, enquanto a produção cresce a passos de lebre, que anda muito mais. Posso dizer que temos uma representação do que não anda e do que anda.”

Para o senador Blairo Maggi, é necessário que o governo passe a incentivar os estados brasileiros a aderirem parcerias que sejam atrativas para o modelo de logística utilizado em cada região. Em Mato Gosso, lembrou, produtores locais tomaram a iniciativa de cuidar da rodovia que liga Rondonópolis a Primavera do Leste. “Portanto, há solução. O que precisa é ter coragem de fazer o enfrentamento“, finalizou.

Na região foram construídas, nesse sistema, as rodovias que ligam:  Diamantino a São José do Rio Claro e outra, entre Nova Mutum e Campo Novo dos Parecis, passando dentro do município de Diamantino. 

Servidores da Justiça poderão entrar em greve em outubro

As assembleias descentralizadas com os servidores da Justiça, nas comarcas de Barra do Garças, Diamantino e outros locais foram aprovadas, por unanimidade a proposta de greve a partir do dia 3 de outubro, caso o Tribunal de Justiça mantenha sua posição quanto à divulgação da listagem detalhando a quantia que cada servidor tem a receber de saldo da URV, e também continue se negando a definir uma agenda de pagamento deste direito para todos os servidores e magistrados que atuam na Justiça de nosso Estado.

Nesta sexta-feira, Rosenwal Rodrigues, presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso vai se reunir com  chefe da Casa Civil, ex-deputado José Lacerda,  para uma reunião com o governador Silval Barbosa.  A expectativa é que o governador apresente uma proposta para viabilizar, em parceria com o Tribunal de Justiça, o pagamento parcelado da URV. 

Se não prosperar as negociações entre as partes, os servidores do Judiciário irão cruzar os braços pela segunda vez, no intervalo de pouco mais de um ano. 

Provas do concurso público da Prefeitura de Diamantino serão aplicadas no domingo

Será realizado no domingo, dia 25 de setembro, as provas do concurso público da Prefeitura de Diamantino. Mais de 2 mil candidatos disputam as 184 vagas no serviço público municipal de Diamantino. 

O candidato deverá comparecer ao local de aplicação das provas com antecedência de, no mínimo, 60 minutos do horário especificado, trazendo caneta esferográfica azul ou preta, Cartão de Identificação/Comprovante de Inscrição e documento de identidade original.

Durante as provas não será permitido o uso de máquinas, calculadoras ou outros objetos elétricos ou eletrônicos, inclusive aparelhos celulares, bips ou outros comunicadores.

O candidato ao terminar as provas deverá entregar ao fiscal o seu caderno de provas e o seu Cartão de Resposta. O tempo que o candidato deverá permanecer na sala depois do início das provas é de uma hora em, sob pena de eliminação e os três últimos candidatos, obrigatoriamente, permanecerão na sala, sendo liberados somente quando todos tiverem concluído a prova, assinando ao sair o relatório dos fiscais de sala.

As provas objetivas serão aplicadas das 8 às onze horas, na FID, Uned e Escola Plácido de Castro.

O resultado final do concurso público será homologado por decreto da Prefeitura Municipal, observado o prazo legal para interposição de recursos, e será publicado nos sites www.acpi.inf.br e www.diamantino.mt.gov.br.

Os candidatos aprovados serão convocados para nomeação, atendendo às necessidades da Administração, seguindo a ordem de classificação até o limite de vagas,  durante a validade do concurso. Os candidatos classificados, excedentes às vagas existentes, serão mantidos em cadastro durante o prazo de validade do concurso público e poderão ser convocados em função da disponibilidade de vagas futuras,durante o prazo de validade do concurso público.
Para tomar posse, o candidato deverá apresentar documentação no original ou fotocópia autenticada, exigida no edital. 

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Vai começar Festival de Praia em Nortelândia

Começa nesta sexta-feira, dia 23 o 9º Festival de Praia de Nortelândia. O evento será realizado na praia Nortefly, no Rio Santana até o dia  25, no domingo. Seis atrações musicais irão agitar a edição deste ano, num dos maiores eventos turísticos da região.

 A  organização já tomou as previdências, nos quesitos de segurança, com policiamento Civil e Militar,  segurança particular e Corpo de Bombeiros. Serão três atrações diárias a partir das 15 horas. Mais de 35 pessoas devem participar do evento.
A praia Nortefly está recebendo melhorias de infra-estrutura para receber confortavelmente o público em dois grandes eventos anuais: o festival de Praia e o Carnaval.
A economia local se beneficia com a passagem dos turistas, nos dias do evento.

Programação

Dia 23 (sexta-feira)

17h00 -  Banda Ritimo Quente
21h00 -  Banda Detroit
23h00 -  Banda Terra


Dia 24(sábado)

15h00 - Banda Matriz
21h00 -  Banda Terra
23h00 -  Banda Flor de Liz
01h30 -  5º Borododão Rave Fest


Dia 25 (domingo)

15h00 -  Banda Areia Show
19h00 -  Banda Terra
22h00  -  Banda Flor de Liz

Fonte: Assessoria da Prefeitura