sexta-feira, 27 de abril de 2012

Acadêmicos da FID participarão do Desafio Sebrae 2012


Os acadêmicos da FID participarão do 'Desafio Sebrae', edição 2012, a maior competição de jogo virtual concebida e voltada para universitários de todo país.
O Desafio é um jogo virtual que simula o dia-a-dia de uma empresa, durante mais de seis meses, onde os universitários, organizados em equipes, testam as habilidades para administrar um negócio em situação real.
A finalidade do Desafio é disseminar a cultura empreendedora para os universitários, como modelo para a vida profissional. O jogo difunde conceitos de competitividade, ética e associativismo e desenvolve a capacidade gerencial em pequenos e médios negócios.
São cinco fases do jogo virtual. A 1ª fase (classificação estadual); 2ª fase (semifinal estadual); 3ª fase (final estadual); 4ª fase (semifinal nacional) e 5ª fase (final nacional). Os prêmios distribuídos são muito atrativos, como por exemplo, na final nacional, os membros da equipe vencedora ganham uma viagem de 10 dias de duração a um centro mundial em empreendedorismo serão entregues para as equipes vencedoras na fase estadual e nacional e recebem bolsas integrais na Fundação Getúlio Vargas.
A competição começa no mês de maio e se estenderá até o mês de novembro. No lançamento do Desafio Sebrae 2012, realizado em Cuiabá, participaram da cerimônia o coordenador adjunto do curso de Ciências Contábeis, Professor  Miguel, o Professor  Gelsir Calegaro, representando a coordenadora adjunta do curso de Administração, Professora  Cleide Anzil e o acadêmico Elielton, estudante do 4º Ano do curso de Administração.
A FID tem grande tradição no 'Desafio Sebrae'. Os acadêmicos assimilaram o espírito da competição e conquistaram referências e prêmios, na fase estadual do famoso e concorrido jogo virtual do Sebrae, em edições passadas.
Novamente, os acadêmicos da FID estão entusiasmados com a competição, não apenas pela participação, que por si só já é um aprendizado, mas pelo objetivo de ir longe no Desafio Sebrae.  

Coordenação de Comunicação Social e Marketing Institucional 

Número de vereadores não deve crescer em Diamantino em 2013

A Câmara Municipal de Diamantino deve manter o número de vagas para a legislatura que se incia em 2013, com os mesmo número de vereadores. Atualmente a Casa é formada por 11 vereadores.
O assunto ainda é objeto de entendimento, mas deve prevalecer o bom senso e a unanimidade, nesse sentido. Com a iniciativa, a disputa eleitoral para o cargo ao Palácio Urbano Rodrigues Fontes, sede do Legislativo Municipal  ficará mais apertada. 
O aumento do número de vagas, em todo o país foi regulamentado pela EC (Emenda à Constituição), que dá nova redação ao artigo 29, Inciso IV da Constituição Federal. Só agora, a medida terá aplicação. 
O aumento no número de vagas considera a população do município, numa escala, de no mínimo nove (população de até 15 mil habitantes) e no máximo de 55 vereadores (população superior a 8 milhões de habitantes). 
A nova norma vai provocar a abertura de mais de 7 mil cargos de vereadores, em todo país. No entanto, cada município regulamenta a sua legislação própria, que fixa o número de vereadores. 


Para entender

Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com
o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da
Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta
Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos:

IV - para a composição das Câmaras Municipais será observado o limite
máximo de:

a) - 9 (nove) Vereadores, nos Municípios de até 15.000 (quinze mil)
habitantes;
b) - 11 (onze) Vereadores, nos Municípios de mais de 15.000 (quinze mil)
habitantes e de até 30.000 (trinta mil) habitantes;
c) - 13 (treze) Vereadores, nos Municípios com mais de 30.000 (trinta mil)
habitantes e de até 50.000 (cinquenta mil) habitantes;
d) - 15 (quinze) Vereadores, nos Municípios de mais de 50.000 (cinquenta mil)
habitantes e de até 80.000 (oitenta mil) habitantes;
e) - 17 (dezessete) Vereadores, nos Municípios de mais de 80.000 (oitenta mil)
habitantes e de até 120.000 (cento e vinte mil) habitantes;
f) - 19 (dezenove) Vereadores, nos Municípios de mais de 120.000 (cento e
vinte mil) habitantes e de até 160.000 (cento sessenta mil) habitantes;
g) - 21 (vinte e um) Vereadores, nos Municípios de mais de 160.000 (cento e
sessenta mil) habitantes e de até 300.000 (trezentos mil) habitantes;
h) - 23 (vinte e três) Vereadores,  nos Municípios de mais de 300.000
(trezentos mil) habitantes e de até  450.000 (quatrocentos e cinquenta mil)
habitantes;
i) - 25 (vinte e cinco) Vereadores,  nos Municípios de mais de 450.000
(quatrocentos e cinquenta mil) habitantes e de até 600.000 (seiscentos mil)
habitantes;
j) - 27 (vinte e sete) Vereadores,  nos Municípios de mais de 600.000
(seiscentos mil) habitantes e de até 750.000 (setecentos cinquenta mil) habitantes;
k) - 29 (vinte e nove) Vereadores, nos Municípios de mais de 750.000
(setecentos e cinquenta mil) habitantes e de até 900.000 (novecentos mil) habitantes;
l) - 31 (trinta e um) Vereadores, nos Municípios de mais de 900.000
(novecentos mil) habitantes e de até 1.050.000 (um milhão e cinquenta mil)
habitantes;
m) - 33 (trinta e três) Vereadores, nos Municípios de mais de 1.050.000 (um
milhão e cinquenta mil) habitantes e de até 1.200.000 (um milhão e duzentos mil)
habitantes;
n) - 35 (trinta e cinco) Vereadores, nos Municípios de mais de 1.200.000 (um
milhão e duzentos mil) habitantes e  de até 1.350.000 (um milhão e trezentos e
cinquenta mil) habitantes;
o) - 37 (trinta e sete) Vereadores, nos Municípios de 1.350.000 (um milhão e
trezentos e cinquenta mil) habitantes  e de até 1.500.000 (um milhão e quinhentos
mil) habitantes;
p) - 39 (trinta e nove) Vereadores, nos Municípios de mais de 1.500.000 (um
milhão e quinhentos mil) habitantes e de até 1.800.000 (um milhão e oitocentos mil)
habitantes;
q) - 41 (quarenta e um) Vereadores, nos Municípios de mais de 1.800.000 (um
milhão e oitocentos mil) habitantes e de até 2.400.000 (dois milhões e quatrocentos
mil) habitantes;
r) - 43 (quarenta e três)  Vereadores, nos Municípios de mais de 2.400.000
(dois milhões e quatrocentos mil) habitantes e de até 3.000.000 (três milhões) de
habitantes;
s) - 45 (quarenta e cinco) Vereadores, nos Municípios de mais de 3.000.000
(três milhões) de habitantes e de até 4.000.000 (quatro milhões) de habitantes;
t) - 47 (quarenta e sete) Vereadores, nos Municípios de mais de 4.000.000
(quatro milhões) de habitantes e de até 5.000.000 (cinco milhões) de habitantes;
u) - 49 (quarenta e nove) Vereadores,  nos Municípios de mais de 5.000.000
(cinco milhões) de habitantes e de até 6.000.000 (seis milhões) de habitantes;
v) - 51 (cinquenta e um) Vereadores, nos Municípios de mais de 6.000.000
(seis milhões) de habitantes e de até 7.000.000 (sete milhões) de habitantes;
w) - 53 (cinquenta e três) Vereadores, nos Municípios de mais de 7.000.000
(sete milhões) de habitantes e de até 8.000.000 (oito milhões) de habitantes; e
x) - 55 (cinquenta e cinco) Vereadores, nos Municípios de mais de 8.000.000
(oito milhões) de habitantes;

Começa nesta sexta-feira a programação do aniversário de Nobres


Começa hoje, dia 27 de abril a programação artística alusiva ao quadragésimo sétimo aniversário de Nobres. Até o dia 1º de maio, data do aniversário daquela cidade, passarão pelo palco, montado no estádio Balizão, os cantores da Banda católica Anjos de Resgate (dia 27 - sexta-feira); a dupla  Mato Grosso e Mathias (dia 28 - sábado); os sertanejos Dannylo e Rafael (dia 29 - domingo); a dupla Victor e Leo (dia 30 - segunda-feira) e no (dia 1º - segunda-feira), o cantor evangélico André Valadão. 
O espetáculo é de cidade grande e a programação diversificada, para atender o público. Os gêneros musicais oscilam entre o sertanejo até o gospel, de orientação católica e evangélica.  
Os organizadores do evento aguardam  presença de público recorde, durante as cinco noites. 
Os shows serão realizados no estádio Balizão, no centro da cidade. A entrada é de graça. 



Programação

Dia 27 (sexta-feira)
21h00 - Show com Anjos de Resgate

Dia 28 (sábado)
21h00 - Show com Mato Grosso e Mathias

Dia 29 (domingo)
21h00 - Show com Dannylo e Rafael

Dia 30 (segunda-feira)
21h00 - Show com Victor e Léo

Dia 1 (terça-feira)
05h00 – Alvorada - “ Banda Harmonia Celeste”
07h00 - Hasteamento da Bandeira na Sede da Prefeitura
08h00 - Inaugurações de Obras com Apresentações Culturais
16h00 - Desfile Cívico
22h00 - Show com André Valadão

Excesso de agrotóxicos nas lavouras do país preocupa especialistas


O uso excessivo de agrotóxicos nas lavouras brasileiras preocupa cada vez mais especialistas da área de saúde. A aplicação de substâncias químicas para controlar pragas nas plantações e aumentar a produtividade da terra acaba se tornando um problema para os trabalhadores rurais e consumidores.
Para alertar a população e chamar a atenção das autoridades sobre o impacto dos agrotóxicos na saúde dos brasileiros, o Grupo de Trabalho de Saúde e Ambiente, da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), em parceria com outras instituições, lança hoje, dia 27, durante o Congresso Mundial de Nutrição, no Rio de Janeiro, um dossiê reunindo diversos estudos sobre o tema. O documento também será apresentado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada em junho no Rio.
De acordo com o professor Fernando Ferreira Carneiro, chefe do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB) e um dos responsáveis pelo dossiê, as pesquisas indicam que o uso dos agrotóxicos ocorre no país de forma descontrolada.
“O Brasil reforça o papel de maior consumidor mundial de agrotóxicos e nós, que fazemos pesquisas relacionadas ao tema, vemos que o movimento político é para liberalizar o uso. A ideia desse dossiê é alertar a sociedade sobre os impactos do consumo massivo, sistematizando o que já existe de conhecimento científico acumulado”, disse.
Um dos estudos que fazem parte do dossiê foi desenvolvido pelo médico e doutor em toxicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Vanderlei Pignatti. Ele conduziu análises ambientais e examinou a urina e o sangue de professores e moradores das áreas rurais e urbanas das cidades de Lucas do Rio Verde e Campo Verde, em Mato Grosso. Os municípios estão entre os principais produtores de grãos do estado.
“Observamos resíduos de vários tipos de agrotóxicos na água consumida pelos alunos e pelos professores, na chuva, no ar e até em animais. Além disso, essas substâncias foram encontradas no sangue e na urina dessas pessoas. A poluição ambiental é elevada e as pessoas ficam ainda mais suscetíveis à contaminação porque não são respeitados os limites legais para pulverização dos agrotóxicos, que são de 500 metros no caso de pulverização aérea e de 300 metros para a pulverização terrestre”, explicou.
Outro estudo do professor Pignatti já havia encontrado resíduos de agrotóxicos no leite materno de moradoras de Lucas do Rio Verde. Foram coletadas amostras de leite de 62 mulheres, três da zona rural, entre fevereiro e junho de 2010, e a presença dos resíduos foi detectada em todas elas.
Vanderlei Pignatti lembrou que diversas pesquisas também indicam aumento na incidência de doenças como má-formação genética, câncer e problemas respiratórios, especialmente em crianças com menos de cinco anos de idade.

Thais Leitão
Agência Brasil

Cantor Natalino Lima prepara lançamento de CD com música regional


 O  cantor Natalino de Lima está com o CD ‘Limpa banco em Mato Grosso’ produzido, pronto para ser lançado, em data a ser ainda programada. São 20 faixas, com cinco músicas inéditas. O trabalho reproduz sucessos consagrados de cantores famosos e traz duas músicas do compositor Joel Praxedes.
A essência do trabalho é mesmo o rasqueado, gênero musical muito apreciado em Mato Grosso, principalmente na Capital e na Baixada Cuiabana. O título do CD já indica a musicalidade interpretada pelo cantor Natalino Lima. No mesmo CD, o cantor presta homenagens à Nobres e Diamantino. 
Natalino Lima se apresenta em shows regionais, festas e onde for chamado para cantar. Isso ele aprendeu a fazer desde muito cedo, ainda na adolescência.  Particularmente gosta dos cantores sertanejos autênticos, como Mato Grosso e Mathias, João Mineiro e Marciano e Milionário e José Rico.
Com a música na veia, o filho Dudu é vocalista da Banda ‘Flor de Lis’, de Poconé. Apesar do tempo que está na estrada, Natalino Lima reclama da falta de apoio para se manter na área artística. A Lei de Incentivo à Cultura que criou o fomento para a atividade não atende a demanda na área cultural e artística, diz o cantor.
Contudo, Natalino Lima não arreda o pé da estrada. Vai continuar cantando e compondo suas músicas. Brevemente, pretende lançar o CD, em Nobres e Diamantino, numa programação bem arranjada e bonita. E pensa em produzir o segundo trabalho. Música e inspiração para ele não faltam, pois são partes do seu cotidiano.

Para cantar
Rasqueado do Pachabal
Autor: Joel Praxedes

Seu Benedito me contou/Que na sua mocidade/Dificuldades enfrentou/ No garimpo e na cidade/ Ele trabalhou/ Mas que o animava/ Era o final de semana/ Sensacional/ Com muito dinheiro ele estava/ Pra dançar o Rasqueado/ Do Pachabal/ Pachabal, Pachabal, bateu caiu/ Paachabal, Pachabal é linguajar cuiabano/ Danço alegre o Rasqueado do Pachabal/ Rasqueado em Diamantino é festa de ano.

Contato
65 9902.5663