sexta-feira, 25 de maio de 2012

MPE propõe ação para anular acordo que garante compensação de débitos tributários da Cemat

O Ministério Público Estadual , por meio da 9ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, ingressou com ação civil pública com pedido de liminar contra o Estado de Mato Grosso e as Centrais Elétricas Mato-grossense S/A requerendo a suspensão imediata dos efeitos de um instrumento particular que estabelece a compensação de débitos tributários decorrentes do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) devidos pela Cemat ao Estado, no valor de R$ 41,4 milhões. Os débitos referem-se aos meses de novembro e dezembro de 2011. 
Consta na ação, que a dívida da Cemat com Estado seria compensada em 11 parcelas mensais por meio do abatimento dos valores das contas de energia elétrica dos órgãos e entidades que compõem o Poder Executivo, até o final de dezembro deste ano. Segundo o MPE, além de conceder o perdão da multa, dos juros e da correção monetária, o Estado pretende compensar o crédito tributário vencido com gastos futuros de energia elétrica, o que não é permitido pela legislação. 
“Para que ocorra a compensação tributária, as obrigações entre o fisco e o contribuinte precisam ser recíprocas e específicas. Os créditos do sujeito passivo também devem ser líquidos e certos, sob pena de invalidação do ato. No presente caso, inexistem certeza e liquidez nos supostos créditos da celebrante Cemat, vez que se tratam de contas relacionadas a gastos futuros de energia elétrica por órgãos públicos estaduais”, explicou o promotor de Justiça Gilberto Gomes. 
O representante do Ministério Público destacou que o perdão da multa, dos juros e da correção monetária por parte do Estado, no parcelamento da dívida com a Cemat, evidencia danos ao erário estadual. Cálculos realizados pelas Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público demonstram que, caso o Estado cobrasse encargos totais equivalentes a 1% ao mês incidentes sobre o valor total da dívida, que foi parcelada em 11 vezes, obteria uma receita de encargos no importe total de R$ 2,5 milhões. Isso sem contar com a receita da multa que também deveria ser aplicada. 
“O atraso no ingresso dessas receitas aos cofres públicos, resultante da famigerada compensação concedida pelo Estado, acaba por comprometer ainda mais o já tão combalido atendimento público às áreas da saúde e educação, beneficiando a empresa inadimplente,que dessas receitas se utiliza indevidamente como irregular fonte de aporte de recursos para financiar suas atividades”, afirmou o promotor de Justiça. 
Outro questionamento do Ministério Público, em relação à legalidade do instrumento de compensação firmado entre o Estado e a Cemat, refere-se à inexistência de autorização legal específica tanto para a concretização da compensação como para a exclusão dos juros e multas. Além de requerer a nulidade do referido acordo, na ação o MPE solicita que os débitos vencidos da Cemat sejam recalculados com acréscimo de juros, multas e correção monetária na forma da lei
.

Clênia Goretth

Dilma veta parcialmente o Código Florestal Brasileiro

A presidenta Dilma Rousseff decidiu vetar 12 itens do Código Florestal e fazer 32 modificações no texto aprovado pela Câmara dos Deputados no fim de abril. O governo vai editar uma medida provisória (MP) para regulamentar os pontos que sofreram intervenção da presidenta. Os vetos e a MP serão publicados na edição de segunda-feira, dia 28 do Diário Oficial da União.
"Foram 12 vetos e 32 modificações, das quais 14 recuperam o texto do Senado, cinco correspondem a dispositivos novos e 13 são ajustes ou adequações de conteúdo", resumiu o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, ao anunciar as decisões.
Entre os pontos vetados está o artigo que trata da consolidação de atividades rurais e da recuperação de  áreas de preservação permanente (APPs). O texto aprovado pelos deputados só exigia a recuperação da vegetação das áreas de preservação permanente (APPs) nas margens de rios de até 10 metros de largura. E não previa nenhuma obrigatoriedade de recuperação dessas APPs nas margens de rios mais largos.
Os vetos estão sendo apresentados pelos ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, da Agricultura, Mendes Ribeiro, do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e pelo advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, no Palácio do Planalto.
O texto, aprovado pela Câmara no fim de abril, deixou de fora pontos que haviam sido negociados pelo governo durante a tramitação no Senado. Os vetos presidenciais podem ser derrubados pelo Congresso Nacional, desde que tenham o apoio da maioria absoluta das duas Casas – Senado e Câmara – em votação secreta.

Danilo Macedo, Luana Lourenço e Yara Aquino
Agência Brasil

Prefeitura de Nobres cumpri determinações feitas pela Auditoria Interna

O prefeito municipal de Nobres vem cumprindo as recomendações, alertas e determinações impostas pela Auditoria Interna do Município. O Auditor de Controle Interno Alysson Ferreira de Oliveira disse a nossa equipe que no primeiro quadrimestre de 2012 foram realizadas 15 recomendações, 10 alertas de possíveis irregularidades e 04 determinações de correções, além disso, nesse período foram realizadas outras 3 auditorias sendo 2 na previdência e 1 na Prefeitura Municipal.
Dentre as atividades desenvolvidas pela Auditoria Interna destacam-se as relativas à inserção de todas as Licitações no site da Prefeitura; implantação do controle eletrônico de abastecimento; auditoria na folha de pagamento; escala do período de férias de todos os funcionários, para aprovisionamento anual de valores; Adesivação e recolhimento da frota de veículos automotor na garagem da prefeitura quando não estiver em serviço e fiscalização de todos os contratos relacionados a obras.
Além dessas recomendações, a Controladoria Interna realizou um apontamento sobre a Lei que trata da composição da Comissão Organizadora do Concurso Público indicando que os membros dessa Comissão não devem ter qualquer grau de parentesco com os concorrentes. Ainda no que se refere ao Concurso Público a Controladoria indicou a inclusão de mais cargos no novo edital, publicado em 20 de abril de 2012.
Nossa equipe conversou com o Prefeito Municipal, que nos relatou que a maioria dos apontamentos apresentados pela UCI tem sido cumprida e aqueles que ainda não foram, estão em processo de implantação pela Prefeitura Municipal, que se esforça para realizar todas as determinações. Enfatizou o Chefe do Executivo Municipal, que no dia 06 de maio a Administração Municipal cumpriu uma notificação feita pela Controladoria e entregou os Balancetes para a Câmara Municipal de Nobres, que desde janeiro estavam em atraso.
Ainda de acordo com o Auditor de Controle Interno, para que haja um bom desempenho da gestão pública é necessário diálogo entre os setores e planejamento das atividades que o gestor quer desenvolver. Ele salienta ainda que procurar dar encaminhamento às denúncias apresentadas através da ouvidoria Municipal.

Aline Wendpap
Assessoria de Comunicação

Professora da FID vai apresentar tese de mestrado na Universidade de Lisboa

A professora mestra da FID (Faculdades Integradas de Diamantino), coordenadora de Pós-Graduação e coordenadora-adjunta de Ciências Contábeis Sônia Aparecida da Silva Lara Pires vai apresentar tese de mestrado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, durante o IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, que se realizará de 12 a 15 de julho de 2012, em Portugal.
" Um Olhar Fenomenológico no Exercício do Poder das Relações Interpessoais nas Instituições Escolares: O Gosto Amargo do Mel" é o trabalho, objeto da tese.
A pesquisa que deu origem ao trabalho foi realizada com cinco gestores e 50 professores de cinco escolas públicas de Diamantino.
A pesquisa apontou uma formação de poder dentro da escola e a hierarquização entre os dois componentes estudados: gestores e docentes. A gestão democrática criou a figura da eleição direta, mas, por outro lado, criou a divisão de poder e os conflitos oriundos das divergências pessoais que alteram a convivência na escola e implica no resultado pedagógico do ensino.
O trabalho é de cunho qualitativo fenomenológico e tem por finalidade examinar, buscar e compreender as relações conflitivas presentes nas estruturas administrativas e diretivas das unidades escolares, especificamente as relações que emergem do exercício profissional, vivenciadas nas relações interpessoais entre gestores e docentes. O referido trabalho identificou as principais heteronomias existentes no seio da comunidade escolar, sublinhando aquelas que criam obstáculos a relação de que considere a isonomia e a universalidade dos direitos e do reconhecimento de todos e de cada um como dimensão imprescindível da construção educacional das pessoas.
A pesquisadora utilizou a metodologia da pesquisa qualitativa com enfoque fenomenológico baseado em Husseri e Merleau-Ponty, que favorecem uma descrição compreensiva do relacionamento humano vivido, pesquisado junto a professores e gestores, avaliando a dimensão política relacional, através de questionários e histórias de vida com os diretores e professores das escolas estaduais de Diamantino. A base teórica da pesquisa são o Personalismo de Emmanuel Mounier e a Pedagogia da Dialogicidade de Paulo Freire.
A pesquisadora diz que há uma coisificação, desrespeito e violência velada. E em nome de um sistema capitalista liberal, desigual e fomentador de exclusão, terminamos por não reconhecer enquanto seres incompletos e inacabados. Falta amor nas relações interpessoais. A referência aqui não é do amor enquanto sentimento, por entender que todos nós já o temos em nosso íntimo, mas o amor que surge nas relações dialógicas, estabelecidas entre as pessoas. O amor que emerge de um momento de diálogo frente a uma situação que aparentemente era impossível de se resolver.
Quando nos relacionamos com o nosso próximo com amor não há lugar para a violência, não há lugar para nenhum sentimento que nos torne menos humano.
É no diálogo que esse amor tem que surgir, para que em diálogo mediante a palavra possamo-nos ‘confrontar’ e nos ‘suportar’ em amor, expõe a pesquisadora.
A professora Sônia se sente realizada com o trabalho, que refletiu a realidade das escolas públicas e trouxe à mostra uma situação real de disputa de poder que interfere diretamente no convívio das pessoas nas escolas e atrapalha a pedagogia do ensino. E ademais, a tese será apresentada numa conceituada Instituição de Ensino da Europa, cujo assunto vai contribuir para a discussão e formação de consciência dos educadores, daqui para frente.
O trabalho demorou cinco anos para ser concluído. A edição do livro será lançada no mês de outubro.
A professora que tem 23 anos de sala leciona na Escola Nilce Maria Magalhães e na FID, na disciplina de Metodologia Cientifica, para o curso de Ciências Contábeis.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Vacinação contra a gripe é prorrogada até 1º de junho


A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) segue o calendário do Ministério da Saúde que prorrogou a 14ª Campanha de Vacinação contra Gripe até o dia 1º de junho. A ampliação do prazo, que terminaria nesta sexta-feira, dia 25, possibilitará que um número maior de pessoas se vacine e se proteja da doença. 
Até esta quinta-feira, dia 24, em Mato Grosso foram vacinados 210.185 pessoas, o que representa 49,44% do público alvo, formado por pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes e povos indígenas. A meta da campanha é imunizar 80% deste grupo prioritário. 
A Secretaria alerta para a importância da vacina, que é oferecida gratuitamente nos postos de saúde de todo o Estado. A vacina é segura e protege contra os três vírus que mais circulam no Brasil. A prorrogação é para que todas as pessoas, que não tiveram tempo de ir aos postos de saúde, possam se vacinar contra a gripe e estejam protegidas no inverno, período de maior circulação do vírus. A vacina é a melhor maneira de evitar a doença. 
O superintendente de Vigilância em Saúde de SES, Oberdan Lira, diz que a vacina é segura e que as únicas reações adversas são a  dor e sensibilidade no local da injeção. “Só quem tem alergia a ovo não pode tomar a vacina”, ressaltou. 

 Parcial
Até o momento, o Estado vacinou 57,2% de crianças. Em números, significa que 41.604 crianças, entre seis meses e menores de dois anos, já foram protegidas contra a gripe. 
Na sequência, 18.260 mil trabalhadores de saúde já receberam a vacina, o que corresponde à taxa de 46,80% do total de quase 39.021mil profissionais. Mais de 128.173 mil idosos também já se vacinaram contra a gripe. A cobertura neste público é de 53,49%, do total de quase 239.626 mil pessoas com 60 anos ou mais. As gestantes respondem pelo percentual de cobertura de 45,91%, o que representa 16.625 mil futuras mães vacinadas, de um total de 36.365 mil. É importante relembrar que as gestantes podem tomar a vacina, independentemente do período da gestação, não oferecendo nenhum risco para ela ou para o seu bebê. A população indígena alcançou 19,12% de cobertura, de um total de 37.374 mil índios. 
A escolha dos grupos prioritários foi recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), respaldada em estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. Ao vacinar os grupos prioritários, quebra-se a cadeia de transmissão para a população em geral.