A Procuradoria Regional Eleitoral em Mato Grosso propôs 27 ações de impugnação contra registros de candidatura das eleições 2014 para cargos eletivos majoritários (senador, governador e vice) e proporcionais (deputados federal e estadual).
Do total de 399 registros de candidatura feitos pelos candidatos no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, 6,7% foram objeto de pedido de impugnação pela Procuradoria Regional Eleitoral, sendo 14 considerados inelegíveis, de acordo com o entendimento da Lei da Ficha Limpa.
A Justiça Eleitoral tem até o dia 21 de agosto para julgar todos os pedidos de registro de candidatura, incluindo os impugnados e os respectivos recursos, em todas as instâncias e publicadas as decisões.
O candidato que tiver o registro de candidatura impugnado poderá recorrer da decisão. O procurador regional eleitoral Douglas Guilherme Fernandes explica que a legislação não proíbe a campanha do candidato que aguarda o julgamento do seu recurso contra a impugnação do registro de candidatura. Mas, segundo o procurador, a campanha é realizada por conta e risco do candidato.
Se, ao final do julgamento do recurso, for confirmada a impugnação, o registro de candidatura será negado.
Candidaturas individuais
No dia 10 de julho, o TRE publicou os editais com os registros de candidaturas individuais. O prazo para que a Procuradoria Regional Eleitoral faça a análise desses registros e, se for o caso, proponha as ações de impugnação, terminou na terça-feira. dia 15.
Nomes:
Emanuel Pinheiro
Waldir Bento da Costa
Silvano Ferreira do Amaral
José Marcondes dos Santos Neto
Fernando Alencar Bezerra
Maria Izaura Dias Alfonso
Meraldo Figueiredo Sá
Jayme Veríssimo de Campos
Nelci Capitani
José Geraldo Riva
Neldo Egon Weirich
Zózimo Wellington Chaparral Ferreira
José Domingos Fraga Filho
Airton Rondina Luiz
Valdir Mendes Barranco
Maria Eugênia Braga
José Antunes de França
Altir Antônio Peruzzo
Milton Dantas Oliveira
Gilmar Donizete Fabris
José Carlos Junqueira de Araújo
Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal no Mato Grosso
quarta-feira, 16 de julho de 2014
domingo, 13 de julho de 2014
Escritor Teodorico Campos de Almeida autografa Tristes Ais em Cuiabá
O escritor Teodorico Campos de Almeida Filho lançou o livro "Triste Ais", em Noite de Autógrafo no último dia 10 de julho na Livraria Janina, no Shopping Pantanal em Cuiabá.
O novo romance retrata acontecimentos sócios religiosos ocorridos na década de 1930 em várias regiões do estado, cujos líderes carismáticos aglutinaram em torno de si quantidade significativa de seguidores, esperançosos de melhores dias, alicerçados na fé. O livro Tristes Ais, livremente inspirados nesses acontecimentos, traz a baila a história da Batica dos Tristes Ais, personagem fictícia, mulher rejeitada por ser havida por lelé da cuca. Após engravidar do Zalongão, ambos são expulsos, ajuntando os trapos, indo morar num lugar isolado, sobrevivendo inicialmente da caça e da pesca.
A obra é de sobremodo interessante porque narra em uma linguagem sábia a situação marcante de uma comunidade que vê se agigantar a figura carismática de uma mulher, com grandes poderes espirituais que se torna líder local. O desenrolar do enredo é emocionante em razão da dimensão que o autor dá aos personagens do romance.
Com "Ruínas do Caixa-prego' o primeiro livro do escritor, e agora, com "Tristes Ais, Teodorico se inseri definitivamente como escritor de ponta, de Mato Grosso, por mérito próprio. Seus livros têm um 'que' de valorização da cultura regional e um enredo extraordinário que dá vida ao conto, no tempo e no espaço.
Teodorico é o novo nome da literatura de Mato Grosso, pois sabe criar, como poucos, um romance de padrão literário que agrada o leitor do início até a última página dos seus livros.
O escritor vai participar da 23ª Bienal do Livro em São Paulo, no dia 24 de agosto. O maior evento do gênero no país acontecetá entre os dias 22 e 31 no Pavilhão de Exposições Anhembi.
O livro pode ser adquirido através dos sites www.biblioteca24horas.com (inclusive no formato e-book) e www.amazon.com e a partir do dia 10 de julho estará disponível na Livraria Janina.
Benedito Cruz de Almeida
Agência Agora
terça-feira, 8 de julho de 2014
Novo valor da tarifa de água é considerado alto em Diamantino
A concessão do serviço de água e esgoto passou para a iniiativa privada através da Lei Municipal nº 910/2013. Mas, o início da operação da concessionária Águas de Diamantino só começou e, já surgiu tão cedo a insatisfação dos consumidores com o valor da tarifa cobrado.
A concessão prevê a operação de 30 anos, investimentos na captação e distribuição de água e em esgotamento sanitário e tarifa compatível com a realidade dos moradores de Diamantino, principalmente no consumo residencial.
A Prefeitura deixou o serviço alegando não ter capacidade financeira para investir na expansão e melhoria na captação e distribuição de água e tampouco, na implatação do esgotamento sanitário em Diamantino.
Os consumidores ficaram assustados com a conta de água. O aumento se tornou mais significativo onde o consumo é maior. Junto com o reajuste se elevou também o grau de descontentameno da população.
A reação do povo contra qualquer tipo de aumento é comum na rotina das cidades. A força popular é capaz de anular ou reduzir tais aumentos.
Aqui não se sabe o resultado, mas de antemão, já se nota que a nova conta de água não é bem vista e nem tem a aprovação dos consumidores.
Benedito Cruz de Almeida
Agência Agora
A concessão prevê a operação de 30 anos, investimentos na captação e distribuição de água e em esgotamento sanitário e tarifa compatível com a realidade dos moradores de Diamantino, principalmente no consumo residencial.
A Prefeitura deixou o serviço alegando não ter capacidade financeira para investir na expansão e melhoria na captação e distribuição de água e tampouco, na implatação do esgotamento sanitário em Diamantino.
Os consumidores ficaram assustados com a conta de água. O aumento se tornou mais significativo onde o consumo é maior. Junto com o reajuste se elevou também o grau de descontentameno da população.
A reação do povo contra qualquer tipo de aumento é comum na rotina das cidades. A força popular é capaz de anular ou reduzir tais aumentos.
Aqui não se sabe o resultado, mas de antemão, já se nota que a nova conta de água não é bem vista e nem tem a aprovação dos consumidores.
Benedito Cruz de Almeida
Agência Agora
sexta-feira, 4 de julho de 2014
Adair José deverá ser candidato de consenso à AMM
O prefeito de Alto Paraguai, Adair José Alves Moreira (PMDB) deverá ser o candidato de consenso à presidência da AMM (Associação Mato-grossense dos Municípios).
A eleição que sempre ocorre no final do ano será antecipada para o mês de agosto ou setembro; bem no clima da disputa eleitoral deste ano.
Criada em 1983, com a finalidade de fortalecer os municípios através de ações continuadas de defesa do municipalismo. Além da representação institucional, a AMM adquiriu importância política no âmbito do Estado. O cobiçado cargo se tornou a menina dos olhos de muitos prefeitos, e, asseguram a eles em muitos casos, uma promissora carreira, na política. São exemplos, Vilceu Marchetti, Ezequiel Fonseca e José Aparecido dos Santos, o Cidinho.
O prefeito de Alto Paraguai vai se beneficiar do apoio político, no embalo das eleições gerais, mas também da escrita da tradição, cujos presidentes eleitos são oriundos de municípios pequenos.
Adair José tem a seu favor a gestão em Alto Paraguai. O prefeito tirou o município do descrédito e da apatia econômica e fez sua inserção no setor da produção, com a implantação em andamento do polo de piscicultura.
Outrora esquecida e enfraquecida, Alto Paraguai poderá ser alçada ainda mais, com a eleição do seu prefeito para a presidência da AMM.
Ex-presidentes
Anildo Lima Barros - (1983-1985) - Cuiabá
Darcy Capistrano de Oliveira FIlho - (1985-1987) - Diamantino
Fausto de Souza Faria - (1987-1989) - Rondonópolis
Evaldo Jorge Leite - (1989-1991) - Colíder
João Batista Rodrigues Alves - (1991-1992) - Barão de Melgaço
Aparecido Briante - (1992-1993) - São José do Rio Claro
Hélio Antunes Brandão Filho - (1993-1995) - Jangada
Vilceu Marchetti - (1995-1997) - Primavera do Leste
Jair Benedetti - (1997-1999)- Comodoro
Érico Piana Pinto Pereira (- 1999-2000 - 2001/2002) - Primavera do Leste
Ezequiel Ângelo Fonseca - (2003-2004) - Reserva do Cabaçal
José Aparecido dos Santos - (2005-2006) - Nova Marilândia
José Aparecido dos Santos - (2007-2008) - Nova Marilândia
Pedro Ferreira de Souza - (2009-2010) - Jauru
Meraldo Figueiredo Sá - (2011-2012) - Acorizal
Benedito Cruz de Almeida
Agência Agora
A eleição que sempre ocorre no final do ano será antecipada para o mês de agosto ou setembro; bem no clima da disputa eleitoral deste ano.
Criada em 1983, com a finalidade de fortalecer os municípios através de ações continuadas de defesa do municipalismo. Além da representação institucional, a AMM adquiriu importância política no âmbito do Estado. O cobiçado cargo se tornou a menina dos olhos de muitos prefeitos, e, asseguram a eles em muitos casos, uma promissora carreira, na política. São exemplos, Vilceu Marchetti, Ezequiel Fonseca e José Aparecido dos Santos, o Cidinho.
O prefeito de Alto Paraguai vai se beneficiar do apoio político, no embalo das eleições gerais, mas também da escrita da tradição, cujos presidentes eleitos são oriundos de municípios pequenos.
Adair José tem a seu favor a gestão em Alto Paraguai. O prefeito tirou o município do descrédito e da apatia econômica e fez sua inserção no setor da produção, com a implantação em andamento do polo de piscicultura.
Outrora esquecida e enfraquecida, Alto Paraguai poderá ser alçada ainda mais, com a eleição do seu prefeito para a presidência da AMM.
Ex-presidentes
Anildo Lima Barros - (1983-1985) - Cuiabá
Darcy Capistrano de Oliveira FIlho - (1985-1987) - Diamantino
Fausto de Souza Faria - (1987-1989) - Rondonópolis
Evaldo Jorge Leite - (1989-1991) - Colíder
João Batista Rodrigues Alves - (1991-1992) - Barão de Melgaço
Aparecido Briante - (1992-1993) - São José do Rio Claro
Hélio Antunes Brandão Filho - (1993-1995) - Jangada
Vilceu Marchetti - (1995-1997) - Primavera do Leste
Jair Benedetti - (1997-1999)- Comodoro
Érico Piana Pinto Pereira (- 1999-2000 - 2001/2002) - Primavera do Leste
Ezequiel Ângelo Fonseca - (2003-2004) - Reserva do Cabaçal
José Aparecido dos Santos - (2005-2006) - Nova Marilândia
José Aparecido dos Santos - (2007-2008) - Nova Marilândia
Pedro Ferreira de Souza - (2009-2010) - Jauru
Meraldo Figueiredo Sá - (2011-2012) - Acorizal
Benedito Cruz de Almeida
Agência Agora
quarta-feira, 2 de julho de 2014
Vice assumi temporariamente Prefeitura de Diamantino
Na campanha eleitoral de 2012, o atual prefeito Juviano Lincoln tratou de valorizar seu vice, Valdinei Teodoro na futura administração.
Na metade do mandato, Valdinei assumi a Prefeitura de Diamantino, por trinta dias, como parte de um compromisso de campanha. O prefeito em exercício não terá nem tempo e nem autonomia para trabalhar ao seu modo, mas pode marcar sua passagem, ainda que efêmera, pelo Palácio Parecis.
Aparecido Briante deixou o prefeito João Batista de Almeida louco, tanto que ele antecipou seu retorno à Prefeitura. O vice, do então distrito de São José do Rio Claro entrou e fez uma gestão de resultado e de eficiência. João Batista sarou mais rápido do seu tratamento de saúde.
Valdinei Teodoro não esconde de ninguém que quer ser prefeito de Diamantino. Hoje, na conjuntura de momento, seu nome não é o preferido pelo grupo que apoia o prefeito Juviano Lincoln.
Basta então ver, se Valdinei Teodoro será um despachante de luxo ou um prefeito arrojado, como foi Aparecido Briante naquela época.
Benedito Cruz de Almeida
Agência Agora
Na metade do mandato, Valdinei assumi a Prefeitura de Diamantino, por trinta dias, como parte de um compromisso de campanha. O prefeito em exercício não terá nem tempo e nem autonomia para trabalhar ao seu modo, mas pode marcar sua passagem, ainda que efêmera, pelo Palácio Parecis.
Aparecido Briante deixou o prefeito João Batista de Almeida louco, tanto que ele antecipou seu retorno à Prefeitura. O vice, do então distrito de São José do Rio Claro entrou e fez uma gestão de resultado e de eficiência. João Batista sarou mais rápido do seu tratamento de saúde.
Valdinei Teodoro não esconde de ninguém que quer ser prefeito de Diamantino. Hoje, na conjuntura de momento, seu nome não é o preferido pelo grupo que apoia o prefeito Juviano Lincoln.
Basta então ver, se Valdinei Teodoro será um despachante de luxo ou um prefeito arrojado, como foi Aparecido Briante naquela época.
Benedito Cruz de Almeida
Agência Agora
Assinar:
Postagens (Atom)
