segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Limites intermunicipais do Estado serão discutidos em seminário


Um seminário para tratar dos limites intermunicipais do Estado de Mato Grosso vai acontecer no dia 22 de março, na sede da OAB (Ordem dos Advogados de Mato Grosso). A decisão foi tomada durante uma reunião de representantes da Câmara Setorial Temática da Assembleia Legislativa e Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral Com a iniciativa, os órgãos irão  rediscutir os limites territoriais do Estado.

Outro ponto que deverá ser discutido é a legalidade para a criação, fusão e desmembramento dos municípios. Atualmente a Emenda Constitucional nº 15, de 1996, retirou das Assembleias Legislativas a competência para legislar a respeito, ficando o Congresso Nacional responsável pelo ato.

Existem, aproximadamente, 11 pontos de ‘estrangulamento’ territorial no Estado de Mato Grosso. E que isso, gera inúmeras dificuldades aos municípios, como por exemplo, questão eleitoral, distribuição de orçamentos, complicações na administração e outras.

Com a redefinição dos limites alguns municípios podem perder parte da população e com isto perder recursos. Já outros podem recuperar suas fronteiras e população, recuperando os recursos. Na região, a antiga disputa  pela localidade do Curupira ainda gera sentimento de perda para o município de Alto Paraguai. A localidade foi anexada ao município de Barra do Bugres.

Benedito Cruz de Almeida
Agência Agora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário