terça-feira, 20 de maio de 2014

Lei do boné deve se espalhar pelo país

A nova lei já em vigor no Rio de Janeiro. Ela proíbe andar de boné escondendo o rosto em lugares públicos e no comércio da Capital Fluminense.

A medida é para facilitar a identificação de assaltantes, mas a polêmica ganhou as ruas.

A lei já está em vigor e diz que fica proibido o ingresso ou permanência de pessoas utilizando capacete ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face nos estabelecimentos comerciais, públicos ou abertos ao público, incluindo prédios que funcionam no sistema de condomínio.

Bonés, capuzes e gorros só serão proibidos se estiverem escondendo o rosto da pessoa.

Só na cidade do Rio, entre 2012 e 2013, houve um aumento de 28% nos roubos a estabelecimentos comerciais, de 2.339 casos para quase 3 mil.

Lei similar, que proíbe o uso de capacete ou equipamento similar que dificulte a identificação, em estabelecimentos comerciais e em recintos públicos está em vigor em muitas cidades de Mato Grosso.

Em Nobres, a utilização de capacete é norma, sendo proibido o seu uso em estabelecimentos comerciais, agências bancárias, casa lotérica e postos de combustíveis.

Os estabelecimentos comerciais e de serviços exibem em sua entrada, em local destacado, a norma de proibição. Em caso de descumprimento da referida publicidade, o estabelecimento será multado, cujo valor é de 200 reais. A mesma multa se aplica ao infrator, que deverá deixar o local que se encontra.

Benedito Cruz de Almeida
Agência Agora




Nenhum comentário:

Postar um comentário