quarta-feira, 17 de julho de 2013

Ganzá é lembrado pelo vereador Natalino Silva Barros

No ano em que se comemora o vigésimo aniversário de criação do Ganzá – (A Associação Diamantinense de Cultura), a Entidade foi lembrada pelo vereador Natalino Silva Barros (PMN), através de uma ‘Moção de Aplauso’, cuja Distinção reconhece a atuação do Ganzá, como principal agente de divulgação da cultura regional, em Diamantino.

O Ganzá é uma idealização do professor e historiador Joel Praxedes Capistrano, que assumiu sozinho a luta de manter e assegurar viva a tradição e costume popular do povo mato-grossense.

A migração, como ocorreu em Diamantino, com o advento da exploração agrícola tende a aniquilar e a ofuscar a cultura local. O fortalecimento da tradição ‘cuiabana’, como é chamada, só foi possível, graças à atuação do Ganzá.

Contudo, não se tem como o que comemorar nesta data. O Ganzá quase sucumbiu e está resistindo pela determinação pessoal do historiador Joel Praxedes. O modelo de política local não privilegia e nem apóia das ações do Ganzá e tampouco do próprio Joel Praxedes. Esse aniquilamento é tão prejudicial quanto o enfraquecimento das tradições culturais da terra.

Pela importância, o Ganzá deve ser olhado com outra visão, pelas autoridades locais, principalmente do Executivo, pois a riqueza cultural e histórica deve ser passada de geração a geração. A prática e a difusão da cultural local e regional só o Ganzá sabe fazer. 

Benedito Cruz de Almeida
Agência Agora


Nenhum comentário:

Postar um comentário