quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Diamantino redescobre a estrada do rei e desenvolve ecoturismo

Para explorar o ecoturismo no histórico município de Diamantino, que completará 285 anos no dia 18 de setembro, o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo, desenvolveu o ‘Circuito Serra Calçada – Rota Estrada do Rei, caminho dos diamantes’, que proporciona trilhas ecológicas, banho e contemplação da natureza pela Serra Calçada, Mirante e o Rio Paraguaizinho.

De acordo com o secretário titular da pasta, Euclides Eurico das Neves ‘Kid’, o pedido do prefeito Juviano Lincoln para criar um novo ícone do turismo receptivo. “Redescobrir a Estrada do Rei é reviver os passos e os caminhos percorridos pelos escravos, pelo ouro e pela história. É sentir-se parte dela, dentro do passado de Diamantino, durante o seu apogeu, na produção de ouro e diamantes, por meio da sua própria identidade cultural”, mencionou Kid.

A Estrada do Rei foi utilizada no ciclo da mineração para escoar a produção para o Rio de Janeiro e depois Portugal.

A Serra Calçada foi construída de pedra, na parte íngreme, para conter deslizamentos do solo, evitar erosão e facilitar o acesso de animais de cargas durante difícil subida.

“O ‘Circuito da Serra Calçada’ além da memória histórica possui uma paisagem exuberante, cercado de florestas, com ar puro e sombra, próprio para caminhada, pedalada e cavalgada, além de poder se refrescar do calor nas águas de correntezas rápidas do Rio Paraguai, o principal tributário do Pantanal”, pontuou.

No mesmo Circuito, que fica aproximadamente 8 km do Centro de Diamantino, pode-se contemplar toda a paisagem e avistar campos de pastagens, matas ciliares e o bioma Cerrado.

No dia 7 de setembro, o Governo Municipal realizará em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso a Caminhada Ecológica no ‘Circuito da Serra Calçada’, os participantes sairão de ônibus, às 8h, da Praça Major Caetano Dias, com destino ao ecoturismo no caminho dos diamantes.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário