quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Pedro Taques integra grupo dos 100 congressistas mais influentes do país

Pelo terceiro ano consecutivo, o senador Pedro Taques (PDT-MT) integra o seleto grupo dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Desde o primeiro ano de mandato, em 2011, o mato-grossense vem sendo citado no ranking anual “Os cabeças do Congresso Nacional”, promovido pelo Diap (Departamento Sindical de Assessoria Parlamentar). Nesta edição de 2013, Pedro Taques destaca-se pela capacidade de conduzir debates e influenciar na agenda do parlamento.

Os “Cabeças” são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de qualidades e habilidades específicas.

De acordo com a pesquisa, congressistas debatedores - característica atribuída a Pedro Taques - são conhecedores das regras regimentais e, por isso, regem as sessões e o funcionamento das Casas do Congresso. “Com suas questões de ordem, de encaminhamento, discussão de matérias em votação, obstrução do processo deliberativo, dominam a cena e contribuem decisivamente na dinâmica do Congresso”, diz a publicação.

Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 61 são deputados e 39 são senadores. Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, ao qual é filiada a presidente da República, e o PMDB, partido do vicepresidente da República e dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O terceiro em número de parlamentares, PSDB, é também o terceiro em influência, à frente do PDT, que é o quarto entre os “Cabeças” e o nono na bancada federal.

A atuação dos parlamentares citados foi avaliada por meio de levantamentos minuciosos de pronunciamentos, apresentação de proposições, resultados de votações, intervenções nos debates do Legislativo, frequência com que são citados na imprensa, temas preferenciais, cargos públicos exercidos dentro e fora do Congresso, relatorias de matérias relevantes, forças ou grupos políticos de que faça parte. Além disso, o DIAP realiza exame minucioso dos perfis políticos e ideológicos de cada parlamentar.

DIAP - Importante instrumento de fiscalização do desempenho de deputados e senadores, o DIAP acompanha a conjuntura política do país, atua no aperfeiçoamento das instituições e na defesa da causa pública. É constituído por cerca de 900 entidades sindicais de trabalhadores congregando centrais, confederações, sindicatos e associações distribuídas em todos os estados e no Distrito Federal.

Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário