sábado, 29 de junho de 2013

Movimento apartidária quer definir candidatura de consenso em Diamantino

Está marcada para o próximo dia 10 de julho a realização de uma nova reunião com os principais políticos e dirigentes partidários locais para discutir a indicação de um nome de consenso para disputar o pleito do ano que vem, como candidato a deputado estadual.

Entre as figuras esperadas estarão adversários históricos como Erival Capistrano e Chico Mendes e outros que ocuparam palanques diferentes em Diamantino como Levi Pedrini, Amarildo da Constard, Wilson Falcão e Milton Criveletto.

O objetivo é fortalecer uma candidatura única em Diamantino, frisa Claudimar Barbacovi, o Gaúcho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e candidato a vice-prefeito nas eleições passada, junto com Darcy Capistrano. Para ele, todos serão convidados, pois o encontro é apartidário. O acordo, depois da confirmação da candidatura de consenso, proibe, no entanto, que o indicado venha a disputar as eleições municipais de 2016, como vem ocorrendo ultimamente, nos casos especificos de Wilson Falcão, Batitistinha, Erival Ccapistrano e Amarildo da Constard. A inciativa é evitar que a candidatura para deputado seja um trampolim para outra candidatura, no pleito municipal, antecipa Gaúcho.

Recentemente, o vereador Edílson Mota Sampaio (PDT) se adiantou e lançou o nome do ex-prefeito Chico Mendes para a disputa, talvez pelo conhecimeno do edil, que a candidatura de consenso é mais difícil de ser alcançada, em Diamantino, como atesta a tradição eleitoral.

Antes do atual movimento, o povo já tinha entendido e sucessivamente vem votando em candidatos locais, como mostram os votos dados ao Batistinha, Erival Capistrano e Amarildo da Constard. Os políticos, no entanto, ignoravam o clamor popular e apóiavam, indistintamente, os candidatos de fora, dando votação expressiva para Humberto Bosaipo, José Riva, Mauro Savi, Luiz Marinho, Guilherme Maluf, Zé Domingos e tantos outros.

Esses deputados só voltam a lembrar de Diamantino depois de quatro anos, época de uma nova eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário