quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Deputado quer criar ´Semana de Combate a Incêndios´ em Mato Grosso


O período de estiagem ainda se arrasta em Mato Grosso. Na última sexta-feira, por exemplo, equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas se mobilizaram no sentido de combater o incêndio que atingiu as proximidades do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.
De acordo com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), até o final de agosto foram registrados 1.680 focos de calor, números que superam o levantamento realizado em 2011, período em que os satélites de georreferência registraram 823 focos no Estado, no mesmo período. A situação é considerada crítica pelo Corpo de Bombeiros e ainda deve se estender até outubro.
Preocupado com essa realidade, fato que compromete não só o meio ambiente, mas a saúde da população, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro Savi (PR), apresentou um Projeto de Lei que instituiu a “Semana de Treinamento para Prevenção e Combate Contra Incêndios”, no âmbito da Rede Estadual de Ensino, a ser realizada anualmente no final do mês de junho. A proposta estabelece ainda que, palestras, campanhas, folders e outras ações sejam realizadas por meio da Secretaria de Estado de Educação e do Corpo de Bombeiros Militar.
A proposta visa transmitir aos alunos e a comunidade conhecimentos que serão úteis para todo e qualquer cidadão. Considerando o momento adverso, ações preventivas como a proposta pelo parlamentar podem ser o diferencial para salvar vidas e também reduzir substancialmente os danos e os sinistros, já que, em caso de incêndio o tempo é fundamental.
Na justificativa do projeto de lei, o deputado  explica que a criança e o jovem são os fomentadores “natos” de conhecimentos e ações, são provocadores de transformações sociais.
Na tentativa de convencer os colegas de plenário quanto a aprovação do projeto, o parlamentar ainda pontuou alguns impactos negativos e que são provocados pelas queimadas. São eles: erosão, poluição atmosférica, assoreamento dos cursos d’água, empobrecimento do solo, gastos maior com fertilizantes e inúmeras.

Joelma Pontes
Assessoria de Gabinete

Nenhum comentário:

Postar um comentário