sábado, 2 de junho de 2012

Prefeitura de Diamantino vai abrir concorrência pública para exploração dos serviços de água e esgoto

A Prefeitura de Diamantino vai abrir licitação, na modalidade concorrência pública para contratação de empresa especializada  para operação e manutenção dos serviços de água e esgoto na cidade.
A concorrência será realizada no dia 17 de julho do corrente ano, às 13 horas na sala da Comissão Permanente de Licitação.
A Prefeitura de Diamantino segue a tendência desse segmento público de não ter gestão direta no sistema de água e esgoto. Logo depois da última expansão no sistema, com a construção da nova captação no Rio Diamantino e a construção da ETA no Bairro da Ponte, feita durante a administração do prefeito Batistinha, a operação passou a iniciativa privada, através de terceirização dos referidos serviços.
O contrato com a Nortec chegou ao fim e novamente a Prefeitura está pasando adiante a exploração do sistema de água e esgoto na cidade.
A discussão em torno do assunto não se esgotou, pois ficou longe da unanimidade. A decisão mais acertada seria, antes da licitação, levar a discussão para os candidatos a prefeito.
O sistema de água é dividio em dois: um serve o Bairro Novo Diamantino, Bom Jesus e Alvorada e o outro, Diamantino e todos os demais bairros da cidade. O sistema de esgoto atende uma pequena parte do Bairro Novo Diamantino e o segundo, a Cohab Morumbi.
Há necessidade de grandes investimentos no setor. Desde a nova captação de água no Bairro Novo Diamantino, a modernização da distribuição e ampliação da rede de esgoto em Diamantino, pois o esgoto in natura polui o Ribeirão do Ouro e outros mananciais e traz um grave problema de saúde pública.
Fica a dúvida se o edital obriga a empresa vencedora da concorrência pública a investir na expansão e melhoria do setor ou simplesmente fica com o rendimento da fatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário