domingo, 16 de dezembro de 2012

'Xingu' sai dos cinemas e vira microssérie para a TV

"Xingu", de Cao Hamburger, filme que conta a história dos irmãos Villas-Bôas, foi reeditado e será exibido em quatro capítulos, a partir do dia 25 de dezembro, na programação de fim de ano da Globo.

Na trama, Claudio, Orlando e Leonardo Villas-Bôas, interpretados, respectivamente, por João Miguel, Felipe Camargo e Caio Blat, decidem se aventurar e desbravar o Centro-Oeste brasileiro, em uma expedição criada em 1944 por Getúlio Vargas para facilitar o processo de interiorização do país. Provenientes de uma família de classe média paulistana, os três irmãos têm de se passar por analfabetos para serem aceitos no projeto, já que o Governo tinha como objetivo recrutar apenas "caipiras''.

Mas ao se depararem com incríveis cenários de natureza virgem e encontrarem civilizações indígenas desconhecidas, os Villas-Bôas acabam se apaixonando por esse universo natural tão diferente do que eles estavam acostumados. Depois de fazerem contato com uma das tribos indígenas da região, passam a viver entre os nativos. Aprendem a cultura dos índios e ensinam português a eles. E acabam se dando conta das consequências que a expedição trará para a vida na aldeia.

A partir dessa consciência, Claudio, Orlando e Leonardo começam a lutar pelos direitos dos povos indígenas. Os irmãos transformam o bem-estar das comunidades do Centro-Oeste do Brasil em seus projetos de vida. E, em 1961, conseguem fundar o Parque Nacional do Xingu, ao Norte de Mato Grosso. A reserva ecológica era a maior do mundo naquela época e tinha o tamanho da Bélgica. "Por causa dessa luta, os Villas-Bôas foram indicados ao prêmio Nobel da Paz.

A microssérie é toda narrada por Claudio, o irmão mais idealista entre os Villas-Bôas. A diferença é que, na adaptação para a TV, o personagem é mais didático em sua narrativa do que foi no filme, explicando cada situação vivenciada. Por isso, o ator João Miguel teve de gravar mais falas para o seu personagem.

As cenas inéditas incluídas na produção foram gravadas junto com o filme. Algumas faziam parte do próprio longa, mas tiveram de ser cortadas na edição final por falta de espaço, e outras foram rodadas exclusivamente para a microssérie. Isso porque, na época em que "Xingu" foi produzido, já existia o projeto de adaptá-lo para a TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário