sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Defesa Civil forma brigadistas em Diamantino

A Defesa Civil do Estado completou nesta semana a formação de 15 brigadistas e 2 agentes de defesa civil, em Diamantino, em parceria com a Prefeitura Municipal. 
O curso abordou as técnicas de prevenção e combate às queimadas. Para o capitão Bombeiro Militar José Carlos da Silva, os novos brigadistas estão habiltados para atuarem no controle de incêndios florestais, na zona rural e nas queimadas urbanas. 
Para o oficial, o público alvo é sempre de áreas rurais, onde historicamente ocorreram as maiores incidências de focos de calor. No entanto, ele enfatizou que a melhor maneira de evitar as queimadas é através da conscientização.Nesse aspecto, usamos os alunos como multiplicadores da ideia que vivemos melhor sem as queimadas.
O capitão disse que neste ano houve uma redução no números de queimadas, mas a ocorrência de focos é preocupante e requer atitude no seu combate. 
No ano passado, Diamantino sofreu com as queimadas. O fogo lambeu a cidade e destruiu pastagens, gados e benfeitorias na Bojuí, Caeté e em outras localidades.
Foi destruído uma pá carregadeira da Prefeitura, quando esta participava de um combate ao fogo, na comunidade do Caju, próxima ao Bairro Novo Diamantino. Na mesma ocasião, foi destruída a ponte de madeira que dá as Tordas. 
O capitão recordou que o combate ao fogo exige técnica e se for feita com imperícia pode causar danos humanos e materiais. 
O período proibitivo vai até o dia 15 de setembro, mas dependendo das condições climáticas, esse prazo poderá ser estendido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário