terça-feira, 30 de agosto de 2011

Workshop discute Código Florestal em Cuiabá


O polêmico Código Florestal será tema de um workshop em Cuiabá. Hoje, dia 30 de agosto, o deputado federal Aldo Rebelo estará na Capital mato-grossense  para ministrar palestra sobre o novo Código Florestal. A palestra, que será apresentada juntamente com o deputado Neri Geller, faz parte da programação do III Workshop dos Secretários de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo.
O evento integra o II Municípios Mato-grossenses em Foco, promovido pela Associação Mato-Grossense dos Municípios desde o dia  29 e se estenderá até o dia 31 de agosto. O encontro é uma realização da AMM em parceria com o Governo do Estado e Assembleia Legislativa.
O novo Código Florestal foi aprovado em maio, na Câmara dos Deputados. Alguns pontos polêmicos causaram divergências entre deputados governistas, da base de sustentação do governo e da oposição. Agora, a discussão será iniciada no Senado, que poderá alterar os itens que causaram divergências. Dentre as divergências, a decisão de transferir da União para os estados a competência de legislar sobre a permissão para atividades agropecuárias em áreas de preservação ambiental e a anistia dos produtores rurais que desmataram suas reservas obrigatórias.
O workshop contará também com palestras sobre a gestão compartilhada de pactos corporativos e o novo Plano Safra 2011. Além de painéis sobre tratamento de resíduos sólidos, desenvolvimento rural, turismo como economia local e licenciamento. Os secretários também vão acompanhar os relatos de cases de sucesso dos Consórcios Intermunicipais do Estado. 
Os agricultores de Diamantino foram à Brasília para acompanharem a votação na Câmara dos Deputados. A classe considera que o texto do novo Código satisfaz a atividade e dá sustentação à produção agrícola no país. 
Por outro lado, os ambientalistas e o próprio Governo não concordam com o texto aprovado na Câmara dos Deputados. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário