terça-feira, 23 de agosto de 2011

Vereador defende criação do distrito de Deciolândia

A iniciativa não é antiga e vem desde a legislatura passada, quando o então vereador Ademir Mattei já defendia na Câmara Municipal, a criação do distrito de Deciolândia; localidade que o vereador representava, na época. 
Atualmente, a proposta é do vereador Edílson Mota Sampaio, também representante daquela localidade. 
Tanto agora, como no passado, a criação esbarra na vontade do prefeito, pois a matéria é uma prerrogativa do Executivo Municipal. Chico Mendes não queria e pelo jeito, Juviano Lincoln também não quer ver criado o distrito de Deciolândia, pois representa um passo seguinte para a emancipação; embora a criação de novos municípios seja uma atribuição da União. 
Em Mato Grosso existe um movimento político, no qual reivindica a volta da competência à Assembleia Legislativa. Então, se isso acontecer, a criação de município passará a ser uma festa para os deputados.  
Deciolândia está localizada no extremo do município, distante cerca de 150 quilômetros da sede. A comunidade vive em função de Tangará da Serra e se beneficia com a proximidade de apenas 50 quilômetros, através do comércio e serviços daquela cidade. 
Historicamente, os prefeitos de Diamantino, ao longo dos anos dão as costas para a localidade e só prestam serviços de melhorias, quando não tem outra saída. Por isso, existe o sentimento na comunidade de emancipação, de vida própria.
A pavimentação da BR 364 inseriu Deciolândia no eixo rodoviário, mas não é tudo. A localidade carrega Diamantino nas costas, com a alta produção de soja e contribui com o valor agregado para a geração do ICMS para Diamantino. Perder Deciolândia significa reduzir a receita do Município.
Daqui para a frente, a criação do distrito será a bandeira do vereador Edílson Mota Sampaio,  no aquecimento para sua reeleição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário