quarta-feira, 4 de abril de 2012

FID prepara Trote Solidário para calouros


O Trote Solidário é um Projeto que há 12 anos vem sendo executado pelas Faculdades Integradas de Diamantino, aos calouros da IES. A FID e seu corpo docente e administrativo preocupados com a propagação da violência e humilhações por parte de alguns veteranos uniram-se no grande desafio de mudar essa 'brincadeira violenta e
inconsequente' por ações solidárias que venham humanizar a recepção aos calouros e trazer benefícios à comunidade e Instituições Carentes. Dessa forma, todos colaboram no sentido de motivar e incentivar a comunidade acadêmica, alertando-a para a importância da participação efetiva no Trote Solidário, objetivando a arrecadação de alimentos não perecíveis entre os acadêmicos da FID e a Comunidade em geral para
distribuição em órgãos assistenciais e famílias carentes, previamente cadastradas, das cidades de origem dos acadêmicos.
A história do Trote é quase tão antiga quanto à própria universidade. A repressão ao Trote também não é novidade. A discussão sobre o papel da Instituição de Ensino como agentes sociais no processo de desenvolvimento ganha cada vez mais destaque na atualidade, exigindo que elas assumam não só a atribuição pedagógica, de formação de profissionais habilitados para o mercado de trabalho, mas também a firmação de compromisso com a sociedade a qual ela está inserida.
Dentro do Projeto de Responsabilidade Social da FID, está o 'Trote Solidário', cujo propósito é de arrecadar alimentos, brinquedos, livros e doação de sangue, através do moderno conceito socialmente responsável, adotado pela IES.
Assim, esse Projeto promove e instiga os alunos a exercerem a cidadania, por meio do trabalho voluntário e da prática fraterna e solidária, com formação de visão, consciência e entendimento acerca das dificuldades que permeiam o cidadão, em diferentes localidades da região.
A arrecadação deste ano letivo constará de alimentos não perecíveis, estipulando-se a meta de 10 kg de alimentos por aluno,os quais serão pontuados, disse a professora Sandra Carvalho, coordenadora de Comunicação Social e Marketing Institucional da FID.
Os alimentos arrecadados serão doados, parte para instituições filantrópicas e para as famílias carentes dos municípios de origem dos acadêmicos.
A programação de encerramento prevê a entrega dos alimentos, a premiação de desempenho dos acadêmicos na campanha, show de Talentos, cadastro de doadores de sangue e órgãos e o Baile patrocinado pela FID, com a Banda Detroit do Paraná, no dia 20 de abril, com entrada franca.
Para a professora Sandra Carvalho o evento é uma grande acolhida aos calouros, mas também é importante para estreitar a relação entre os acadêmicos, além de ter o compromisso social; de responsabilidade com a sociedade, através de ações humanitárias, exercitadas pelos estudantes da IES, como introdução a uma nova prática, usual nos dias de hoje. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário