segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Políticos querem Gilmar Mendes na disputa ao Palácio Paiaguás

Um grupo de políticos de Mato Grosso está tentando convencer o ministro Gilmar Mendes a disputar a eleição para o governo do Estado, em 2014.
A insistência é antiga, mas o ministro tem mantido sua posição de não arredar o pé da Corte, antes da aposentadoria, que acontecerá só em 2025, quando ele completará 70 anos.

O cenário da dipsuta eleitoral já tem alguns nomes, como do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva e a possível volta do senador Blairo Maggi à disputa. O senador pode até ficar de fora, para apoiar o ministro, já que ambos são amigos. O deputado Riva está manobrando para assumir o governo, no ano do pleito. O atual governador vai deixar o cargo, para disputar a única vaga ao Senado e o vice-governador Chico Daltro será jogado no Tribunal de Contas. Então, o deputado Riva disputará o cargo, como governador, numa reeleição. Na falta de nome, o ministro pode cair como uma luva.

O ministro Gilmar Mendes anda aborrecido com a política, depois da frustração pessoal que teve em Diamantino, com o andamento da adminsitração municipal e por seu nome ser exposto à exaustão, por seu adversários em três pleitos seguidos.

O ministro cortou a intermediação para liberar recursos federais para o Município, desde que seu irmão Chico Mendes deixou a Prefeitura, em 2008. Em 2009 foi eleito Erival Capsitrano, inimigo clássico do ministro. Em 2012, Juviano Lincoln foi reeleito, outro que o ministro não guarda simpatia.

É pouco provável que o Gilmar Mendes vai trocar o cargo vitalício em Brasília, com outro duvidoso, no Palácio Paiaguás, que depende de eleição e da vontade popular para ser eleito.

Contudo, se o cavalo passar arreado, o ministro pode até se sujeitar a montar; até porque o poder é inebriante.

Benedito Cruz de Almeida
Agência Agora





Nenhum comentário:

Postar um comentário