terça-feira, 27 de novembro de 2012

Vereador Ticão quer transformar Diamantino em Cidade Universitária

O vereador Wilson Pentecostes dos Santos, o Ticão, apresentou na Câmara de Diamantino, a nova perspectiva para Diamantino: se tornar uma cidade universitária.

A nova bandeira do vereador Ticão é perfeitamente viável, considerando a localização geográfica, a ligação rodoviária de Diamantino com outros centros e a influência direta que a cidade exerce em onze municípios da região.

Para o vereador, a criação de novos cursos da UAB (Universidade Aberta do Brasil), a implantação do IFMT (Instituto Federal de Educação de Mato Grosso), no lugar da Escola Técnica Estadual e a UNEMAT (Universidade do estado de Mato Grosso) são fatores importantes para Diamantino se tornar um centro universitário, na oferta de cursos gratuitos de graduação e pós-graduação, nas modalidades: presencial e à distância.

A primeira ação efetiva proposta pelo vereador será a realização de um seminário em Diamantino, com os prefeitos e vereadores eleitos da região, para tratar do assunto, junto com as respectivas Instituições de Ensino e a sociedade organizada.

A previsão do vereador é que, em uma década o centro universitário de Diamantino já ofereça em torno de dez cursos, entre os quais, medicina, medicina veterinária, agronomia, economia, engenharia civil e ciências da computação.

O vereador Ticão recordou que Diamantino tem vocação para ser polo da educação. Tudo começou com os Jesuítas e as Irmãzinhas da Imaculada Conceição e prosseguiu com o educador Osvaldo Soler [fundador da FID] e a gestão política do prefeito Batistinha, em cuja gestão, implantou o NEAD e o Ceprotec [hoje Escola Técnica Estadual de Diamantino]. O vereador disse que muitos educadores ainda hoje se esforçam para consolidar a cidade como referência do ensino público superior, na região.

A expectativa do vereador é que a cidade universitária vai receber mais de três mil estudantes nos seus primeiros anos de funcionamento e desse total, pelo menos 800 tenham a residência fixa em Diamantino. O fluxo de estudantes vai impulsionar a economia local, com o incremento de setores como comércio, serviço e lazer.  

Benedito Cruz de Almeida
Agência Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário