segunda-feira, 26 de novembro de 2012

'Veja' trata deputado Riva como maior folha corrida do país

A última edição da Revista Veja aborda reportagem sobre o envolvimento do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva em supustas falcatruas, cujas evidências são tratadas em mais de 102 processos por improbidade administrativa, 20 processos penais; compra de votos e apropriação de terras do Estado que tramitam contra ele na Jsutiça de Mato Grosso.

“A maior folha corrida do país” é o título dado pela reportagem da Revista ao deputado Riva.  Há anos o Ministério Público Estadual vem responsabilizando o deputado por um rombo nos cofres da Assembléia Legislativa que, segundo a Veja, pode superar o montante dos 400 milhões de reais. Nos processos, há mais de 20 outros parlamentares e funcionários da Assembléia denunciados como possiveis parceiros do deputado em toda esta trama. O mais conhecido é o hoje conselheiro do Tribunal de Contas, Humberto Bosaipo, afastado do cargo justamente por esse envolvimento.

Embora tenha uma folha corrida de dar inveja a muitos bandidos, o deputado resiste sem ter uma punição defenitiva da Justiça e se mantém no cargo, pelo amparo do voto, graças a um estilo próprio de 'controle' político sobre prefeitos, vereadores e até deputados, em todo Estado. É mais influente do que o governador.

Na contramão da lógica do direito, o deputado faz a sua história, do seu jeito. Ele transformou a Assembleia num balção de negócios de tal sorte que ninguém o contesta, diz o jornalista Kalleo Coura, autor da reportagem.  

Mas até onde vai a autoridade do deputado para mandar no Estado e se colocar impune e acima da Justiça?

Benedito Cruz de Almeida
Agência Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário