segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

PCH Bacuri no Rio Ponte de Pedra vai gerar 21,9 MW de energia

A Santa Gisele é a dona do projeto da construção da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Bacuri, no Rio Ponte de Pedra ou Sucuruína, localizado entre os municípios de Campo Novo do Parecis e Diamantino. O Rio Ponte de Pedra pertence à Bacia do Rio do Sangue e possui 106 quilômetros de extensão.
Quando foi realizado a audiência pública em Diamantino, mediado pelo Ministério Público, se cumpriu uma das fases no processo que envolve o licenciamento ambiental de uma unidade de produção de energia elétrica.
A implantação da PCH Bacuri tem como objetivo a geração de energia elétrica, para atender a demanda crescente que se forma com o desenvolvimento regional, em Mato Grosso. A PCH terá capacidade instalada de 21,9 MW, com geração de 135.989 MWh/ano. O reservatório vai ocupar uma área de 1.806 Km², com perímetro de 19,38 quilômetros e profundidade máxima de 15 metros  e o canal de adução terá uma altura de 1.259 metros. A barragem terá comprimento de 1.283 metros e altura de 18 metros, diz Elizabeth Laranjeira, da equipe técnica do empreendimento.
A casa de força será composta por três turbinas. A obra vai demorar dois anos para ser concluída, ocupando de 330 a 1300 trabalhadores, na fase de construção. A energia produzida vai para a PCH Matrinchã, a ser construía no mesmo Rio e depois interligada ao sistema nacional, na cidade de Nova Mutum.
Serão implantados 17 programas ambientais no empreendimento, visando à prevenção, mitigação, compensação e controle dos impactos identificados. Constam da relação, por exemplo, o controle da supressão vegetal, monitoramento da ictiofauna; monitoramento do lençol freático; da biota terrestre (fauna e flora); plano de avaliação e salvamento do patrimônio arqueológico; recuperação de áreas degradadas e recomposição paisagística; resgate da fauna e conservação e uso do entorno do reservatório artificial.
A PCH na concepção do empreendedor terá  importância socioeconômica para a região, pois está localizada numa posição privilegiada, de expansão da demanda energética, impulsionado pela criação de empreendimentos produtivos na área do agronegócio.
O empreendimento, além de fazer estudos nos meios: físico, biótipo e antrópico destinou um estudo à parte, na área de antropologia, considerando a presença dos índios Paresi, no entorno da PCH Bacuri. Segundo o antropólogo Edson Ruiz, a usina será construída a 3,5 quilômetros do limite das terras da reserva indígena, em respeito à etnia e a legislação. A referida reserva indígena de 17 mil hectares está em processo de regulamentação. O período coincide com a volta de um grupo maior de índios para a área. Para a etnia, a Ponte de Pedra é um local sagrado e atribui-se que da fenda das pedras saiu um ser superior, um deus, que deu origem a criação, a vida dos índios.
O empreendimento elaborou um estudo aprofundado na área indígena Ponte de Pedra, servindo para nortear as ações especificas de valorização da cultura, monitoramento da fauna, vigilância ambiental, subsistência e renda para os índios, disse o antropólogo.
Agora, com a visita da arqueóloga Simone Ribeiro a Diamantino se completa mais uma fase no processo de licenciamento da PCH Bacuri. A base do trabalho é para o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). 

Fundiária

A PCH Bacuri, para formar o reservatório terá que adquirir quatro propriedades rurais no entorno do empreendimento. Atualmente, as propriedades à margem esquerda do Rio Ponte de Pedra exploram a atividade agrícola, com o plantio de soja.

Isenção
Segundo resolução da Aneel, as pequenas centrais hidrelétricas  são dispensadas de remunerar municípios e estados pelo uso dos recursos hídricos. A única geração de receita é de ISSQN, no período de construção.

Projetos de PCH no município de Diamantino em tramitação na Sema

Empreendimento
Localização
Empresa
Drenagem
Potência Instalada (MW)
PCH Bacuri
Diamantino/Campo Novo do Parecis
Santa Gisele
Rio Ponte de Pedra
21,9
PCH Distância
Diamantino/Nova Mutum
Agropecuária Martinez-Conde
Rio Arinos
18,4
PCH Serrinha
Diamantino/Nobres
BBEP
Rio Arinos
13,0
PCH Saracura
Diamantino/São José do Rio Claro
EECO
Rio Claro
23,7
PCH Jacutinga
Diamantino/São José do Rio Claro
EECO
Rio Claro
19,7

Nenhum comentário:

Postar um comentário