segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Saúde detecta a circulação do vírus tipo 4 da Dengue no Estado

A Secretaria de Saúde de Mato Grosso identificou, pela primeira vez a circulação do vírus do tipo 4 da dengue , na região metropolitana de Cuiabá.
Amostras de sangue de paciente analisadas deram positivas para dengue 4, em exames de prova e contraprova. Até hoje o Estado tinha registrado transmissão dos vírus do tipo 1, 2 e 3.
Com um novo tipo de vírus da dengue em circulação, há naturalmente maior número de pessoas suscetíveis a desenvolver a doença. Os pacientes já infectados uma vez pelos vírus 1, 2 ou 3 ficam imunes a estes vírus.
Os sintomas da dengue, entretanto, são os mesmos para os quatro tipos de vírus: febre alta, dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos e manchas vermelhas na pele, acompanhadas ou não de dores abdominais e sangramentos espontâneos.
Os pacientes com esses sintomas devem hidratar-se, não tomar remédios por conta própria e procurar imediatamente orientação médica em uma Unidade Básica de Saúde.

Casos

De janeiro à 6 de fevereiro deste ano foram notificados 1.604 casos de dengue, no Estado. Destes 5 foram notificados como casos graves e até o momento foi registrado dois óbitos, que esta em investigação.

Ações

A Secretaria de Saúde continua no monitoramento por exame laboratorial na identificação dos sorotipos circulantes da dengue no Estado.Os municípios prioritários para a realização da pesquisa são Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças e Alta Floresta. A Ação faz parte da estratégia de monitoramento da doença e também vai permitir saber se o vírus 4 da dengue circula nestes demais polos de Saúde.O MT Laboratório está equipado e preparado para ação que consiste em promover e desenvolver a técnica do isolamento viral e identificação da tipificação do vírus da dengue(DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4). O sorotipo DENV4 não é dos mais agressivos, mas com a população vulnerável, o perigo aumenta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário