terça-feira, 18 de setembro de 2012

Bancários cruzam os braços em todo país


A partir de hoje, dia 18, bancários de todo o país entram em greve por tempo indeterminado. A paralisação inclui tanto bancos públicos quanto privados. Com isso, clientes de bancos que pretendem ir a uma agência bancária poderão encontrar funcionando apenas os caixas eletrônicos, embora, em geral, no primeiro dia de greve, a adesão dos trabalhadores ainda não seja muito grande.
Os caixas eletrônicos vão funcionar. O cliente que for à agência vai ter o caixa eletrônico disponível. Mas não vai ter atendimento ao público.
Os bancários reivindicam reajuste salarial de 10,25%, com 5% de aumento real, além de plano de cargos, carreira e salários, maior participação nos lucros e resultados (PLR) e mais segurança nas agências. A proposta oferecida pela Fenaban foi 6% de reajuste salarial.
Há quase 500 mil bancários em todo o Brasil, sendo 138 mil na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. A expectativa do sindicato é que a greve desse ano possa mobilizar mais do que os 42 mil bancários que entraram em greve no ano passado em São Paulo e na região metropolitana. 
Ano passado, a greve da categoria durou 21 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário