quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Lixo hospitalar pode ter outro destino conforme proposta parlamentar


Resíduos provenientes de unidades de saúde não poderão ser incinerados

“Fica terminantemente proibida a instalação de incineradores de resíduos perigosos e provenientes das unidades de saúde dentro do território do Estado de Mato Grosso”. Assim trata o art 1° do Projeto de Lei 480/2012; de autoria do deputado José Domingos Fraga (PSD).
Materiais perigosos provenientes de unidades de saúde requerem tratamento adequado e seguro. Nos termos da Resolução 358 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), estes materiais podem ser tratados com aterramento sanitário ou outros métodos como o uso de microondas e autoclaves.
Os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) podem produzir poluição e doenças se não forem manejados adequadamente. Os resíduos biológicos e, especialmente, os perfurocortantes representam um risco para quem possa entrar em contato com eles. De acordo com as estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), 40% dos casos de hepatite e 12% dos casos de AIDS no mundo, devem-se à exposição ocupacional. Alem disso, são geradas grandes quantidades de resíduos comuns como embalagens, papel, sobras de alimentos, que chegam a cerca de 80% do total de resíduos. Um hospital de grande porte pode produzir mais de uma tonelada de resíduos por dia.
O parlamentar ressalta que a incineração destes resíduos comuns gera grandes quantidades de dioxinas, mercúrio e outras substâncias poluentes. Estas substâncias se misturam à atmosfera e podem ser transportadas por milhares de quilômetros contaminando o meio ambiente em escala mundial.
Com base nos métodos estabelecidos pelo Conama, José Domingos propõe a substituição dos incineradores existentes no Estado de Mato Grosso pela implantação de autoclaves e microondas para tratamento de Resíduos Sólidos Perigosos e provenientes de unidades de saúde.

Autoclave
É um aparelho utilizado em laboratórios de pesquisas e hospitais para a esterilização de materiais. O processo de autoclavagem consiste em manter o material contaminado em contato com um vapor de água em temperatura elevada, por um período de tempo suficiente para matar todos os microorganismos.

Microondas
Aparelho usado para a mesma finalidade da autoclave, aquecendo o material a temperaturas que o tornem inócuos e sem perigo para a população, sendo que os detritos poderão ser reciclados ou ir para o descarte comum, sem oferecer perigos à saúde e ao meio ambiente.

Bruno Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário