A FIFA e o Comitê Organizador Local (COL) anunciaram ontem um dos mais importantes embaixadores da Copa do Mundo 2014: o
Tolypeutes tricinctus, o famoso tatu-bola, um animal silvestre nativo do Brasil. A mascote foi
apresentada oficialmente durante o programa Fantástico, da TV Globo, pelo
ex-jogador Ronaldo, membro do Conselho de Administração do COL.
O anúncio se seguiu a uma semana de atividades durante a
qual a mascote fez uma série de visitas extraoficiais ao Brasil. Na praia de
Boa Viagem, no Recife, ela distribuiu 2014 bolas azuis, representando o seu
casco azul. O tatu-bola também se encontrou com o novo amigo Ronaldo em São
Paulo e foi apresentado a torcedores brasileiros em formato digital por meio de
diversas transmissões de jogos ao vivo. A mascote oficial também tem a sua
própria canção: Tatu Bom de Bola, cantada pelo sambista Arlindo Cruz.
O desenho final foi escolhido pela FIFA e pelo COL após a
análise de 47 propostas de seis agências de publicidade brasileiras. Depois de
extensas pesquisas, o desenho do tatu-bola, criado pela 100% Design, foi
identificado como o favorito do principal público-alvo: crianças de 5 a 12
anos.
o tatu-bola é uma espécie vulnerável da fauna brasileira.
Com a mascote o objetivo da Copa do Mundo da FIFA 2014, que é ressaltar a
importância do meio ambiente e da ecologia.
Votação
A população brasileira agora terá a oportunidade de batizar
a mascote oficial por meio de uma eleição aberta até meados de novembro. As
três opções, definidas por um comitê composto por Bebeto, Arlindo Cruz, Thalita
Rebouças, Roberto Duailibi e Fernanda Santos, são Amijubi — uma representação
de simpatia e alegria — e dois nomes com uma mensagem ecológica: Fuleco e
Zuzeco.
A mascote oficial do Brasil 2014 é a mais recente de uma longa
linha de personagens que entraram para a história da competição. Seguindo os
passos de figuras como Zakumi (África do Sul 2010), Goleo (Alemanha 2006) e o
precursor World Cup Willie (Inglaterra 1966), a mascote é uma das principais
imagens do Mundial, proporcionando à FIFA, ao COL e a outras partes envolvidas
uma marca forte para a ativação de campanhas promocionais e o contato com o
público.
FIFA e COL
Nenhum comentário:
Postar um comentário