O senador Cidinho Santos (PR-MT) defendeu em Plenário, a ampliação dos plantios de seringueira em seu estado. Segundo ele, a existência de uma demanda mundial pela borracha natural, em crescimento contínuo, torna a produção uma excelente opção de atividade econômica no Mato Grosso, especialmente para os agricultores familiares.
De acordo com o parlamentar, em um município, por exemplo, com um milhão de árvores em produção, equivalente a uma área de dois mil hectares, a exploração da seringueira possibilita uma renda bruta mensal de R$ 1,2 milhões, aos preços atuais do látex coagulado.
— Os impactos sociais da heveicultura [cultivo de seringueira] são apreciáveis. Tem-se ajustado perfeitamente à agricultura familiar, concentrando-se em pequenas e médias propriedades, com geração de emprego e renda nas áreas rurais — disse.
Cidinho Santos destacou ainda projeto do governo do Mato Grosso de incentivo à plantação de seringueira. Conforme informou, esse programa — denominado Programa de Implementação da Heveicultura em Mato Grosso — objetiva promover o plantio de 160 mil hectares em 15 anos, o que transformaria o estado no segundo maior produtor nacional.
Agência Senado
Nenhum comentário:
Postar um comentário