sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Outubro Rosa deixa sua marca em Diamantino

No final da semana acontecerá a passeata do movimento 'Outubro Rosa', em Diamantino. O percurso será entre a praça Benedito Bruno (defronte a Prefeitura Municipal) e a Igreja Imaculada Conceição. 

Estão programados atividades culturais, com a participação de alunos das escolas da cidade.

A cada ano  aumentando a adesão ao movimento mundial "Outubro Rosa", cuja finalidade principal é despertar a atenção sobre a incidência  do câncer de mama nas mulheres e a importância do diagnóstico precoce, para se evitar a doença.

O movimento  é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Este movimento começou nos Estados Unidos e a remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade americana.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros  surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma visibilidade mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser repetida em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

Neste ano, inúmeras instituições ganharam a cor tradicional do movimento, como o sisudo prédio do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Em Cuiabá, a Igreja de Notre Dame se reveste da cor rosa, anunciando o movimento e a sua causa. Em Diamantino, em ano anterior, a Casa Memorial dos Viajantes ganhou a coloração tradicional do Outubro Rosa.

Várias mulheres da sociedade assumiram a causa, como a juíza de Direito Patrícia Ceni. E muitas outras, de diferentes segmentos locais. 

Benedito Cruz de Almeida
Agência Agora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário