quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Assembleia Legislativa estica benefício para deputados estaduais

Político tem cada mamata, que o cidadão comum nem sonha ter. É carro com motorista, viagem, alimentação, hospedagem, telefone, moradia e secretária bonita. Tudo à disposição. 
Nesse time de privilegiados inclui presidente, governadores, prefeitos, senadores, deputados federais e estaduais, ministros, secretários e vereadores de grandes cidades. Sem falar nas muitas mordomias dos togados do Judiciário.  
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso recebeu no ano passado 234,6 milhões de reais ou quase 20 milhões por mês. Do orçamento foram gastos 111,1 milhões em folhas de pagamentos e encargos sociais. A Assembleia tem 24 deputados e 1.660 funcionários, sendo 486 efetivos e 1.174 contratados. Cada deputado ganha 20 mil mensais e cada gabinete dispõe de até  30 mil para custear as despesas. O subsídio do deputado é de 20 mil reais. 
Recentemente, foi aprovado o aumento da verba indenizatória destinada a cada um dos  deputados estaduais, passando de 15 mil para 20 mil. Mesmo com esse valor, o deputado José Riva, presidente da Assembleia legislativa diz a verba indenizatória ainda é insuficiente para custear as despesas dos deputados. Riva se defende, afirmando que o papel desempenhado por um deputado, um coronel da Polícia Militar, um governador, um secretário de Estado é diferente de quem ganha um salário mínimo de 545.

Um 'post' veiculado na Internet, ironiza os números cruéis que explicam o Brasil que temos:

BOPE: salário de 2.260 - para arriscar a vida;
Bombeiro do Rio: salário de 960 - para salvar vidas;
Professor: salário de 728,00 em muitas localidades - para preparar para a vida;
Vereador - 3.000 - para enganar a gente;
Deputado federal: 26.700 e Deputado estadual: 20.000 - para ferrar a nossa vida



Nenhum comentário:

Postar um comentário