domingo, 16 de outubro de 2011

Rosa Neide vai deixar a secretaria de Educação do Estado

Rosa Neide Sandes de Almeida está com os dias contados na secretaria de Educação. O governador Silval Barbosa se rendeu à insistência da cúpula do PT (Carlos Abicalil, Alexandre César e naturalmente o mesmo Ságuas Moraes) e vai enfim, executar a mudança na poderosa secretaria, com 1,3 bilhão de orçamento anual.
Coitado. Ságuas Moraes está desempregado. Ele perdeu a vaga na Câmara Federal para Nilson Leitão  e precisa de uma boquinha no primeiro escalão do governo. 
O ex-deputado ocupou a secretaria de Educação de maio de 2007 a abril de 2010, de onde saiu para disputar o pleito, como candidato a deputado federal. E também não foi 'aquele' secretário. Como 'herança' Rosa Neide pegou a questão não resolvida do piso salarial dos professores, cuja reivindicação terminou em greve geral. A classe só voltou ao trabalho, por força de uma ação judicial, que previa o retorno dos professores às salas de aula.
Rosa Neide também herdou mais um 'presente' e tanto: o baixo desempenho das escolas públicas do Estado no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010. Apenas uma escola da rede pública de ensino está entre as 10 melhores de Mato Grosso. Isso serviu de crítica à secretaria Rosa Neide, que também não é bem vista na Assembleia Legislativa. O presidente da Casa, deputado José Riva chegou a pedir o afastamento da atual secretária.
Mas, claro, Rosa Neide não queria deixar o cargo, mas recuou devido a posição formada do Palácio Paiaguás em ter o ex-deputado de volta para encerrar a desavença com o PT e satisfaz a vontade do próprio Ságuas. O PSD do deputado Riva também está querendo o cargo. É muita cobiça, muita gente graúda querendo a função. 
Rosa Neide andou dizendo que sai de vez. Ela não quer mais a função de secretária-adjunta; cargo aliás, que a projetou para titular da Pasta e a fez mais conhecida no Estado. O diretório municipal do Partido a quer como candidata a prefeita de Diamantino, em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário