segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Começa a piracema nos rios de Mato Grosso

Começa o  período do defeso da piracema em Mato Grosso nesta terça-feira,  dia 1 de novembro nos rios da Bacia Hidrográfica do Araguaia e no sábado, dia 5 de novembro nos rios das Bacias Hidrográficas do Amazonas e do Paraguai e se estenderá até o dia 28 de fevereiro de 2012. Esse período corresponde à fase reprodutiva dos peixes e representa a renovação e manutenção dos estoques pesqueiros nossos rios do Estado. 
No período proibitivo para pesca serão fiscalizados os principais rios das bacias hidrográficas do Paraguai, os rios Araguaia, Cuiabá e Manso, além dos rios Piquiri, São Lourenço, Pirigara, Paraguaizinho, Santana, Sepotuba e outros, totalizando 23 rios, 13 baías, quatro saltos e uma  lagoa; da bacia hidrográfica Amazônica, os rios Teles Pires, Juruena e Arinos, além dos rios Xingu, Culuene, Rio Verde, Guaporé, Ronuro e outros, num total de 22 rios, três  saltos e uma  corredeira;  da bacia hidrográfica do Araguaia –Tocantins, os rios Araguaia e das Mortes, além dos rios Garças, Diamantino, Cristalino, Tapirapé e outros, num total de oito  rios.
Ao todo, nas três bacias hidrográficas serão fiscalizados 53 rios, 13 baías e sete  saltos em 12 municípios.

Lançamento

O lançamento da campanha será na próxima sexta-feira, dia 4 de novembro, às 9 horas no município de Barão de Melgaço, com a presença de autoridades do Estado e representantes de instituições e órgãos ligados ao meio ambiente e turismo.    
Durante o lançamento, a Sema vai apresentar o plano de atividades para o período, especialmente as ações ligadas às Superintendências de Biodiversidade, Fiscalização e de Educação Ambiental.
Esse plano irá orientar a atuação da secretaria nos principais rios de Mato Grosso, não somente fazendo cumprir a legislação e, se necessário, punindo os infratores, mas também as pesquisas que são realizadas pela Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros, da Superintendência de Biodiversidade e Universidade de Mato Grosso (Unemat), de acompanhamento no processo de maturação gonadal dos peixes durante todo o ano.
Também durante o evento, serão apresentadas as obras de desobstrução dos corixos e rios das baías Chacororé e Siá Mariana, no Pantanal e a construções de pontes, atendendo as orientações do Ministério Publico do Estado.

    


Nenhum comentário:

Postar um comentário