quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Riva enfrenta o Tribunal por suposto crimes de peculato, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso adiou o julgamento do deputado José Geraldo Riva, marcado para esta quinta, dia 13 de outubro. A denúncia do Ministério Público acusa o deputado de peculato, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.
A ações tiveram início em maio de 2006 e outra em dezembro de 2007. O processo corre em segredo de Justiça.
O deputado Riva é odiado e amado ao mesmo tempo. É o  parlamentar mais envolvido com denúncias, em Mato Grosso. No ano passado, o deputado foi cassado por abuso de poder econômico e compra de votos, mas foi reconduzido ao cargo, pelo voto e reassumiu a presidência da Casa. Em 2003, estourou na Assembleia o escândalo das calcinhas, envolvendo Riva e Humberto Bosaipo. De acordo com os promotores, o esquema desviou 7 milhões de reais. Os dois também são suspeitos de desviar dinheiro para João Arcanjo Ribeiro.  
A decisão do Pleno é aguardada com expectativa pela população. A renovação, com a entrada de novos desembargadores no Tribunal é vista como um fator positivo em favor da moralidade. Por seu lado, RIva tem antecipado, dizendo que vai abandonar a vida pública. Se for condenado, ele ficará impedido de concorrer nas próximas eleições, de 2014, por causa da Lei da  Ficha Limpa. 
Riva acabou de formar o PSD, com deputados federais, deputados estaduais, 46 prefeitos e cerca de 350 vereadores, além do vice-governador do Estado, Chico Daltro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário