sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Comenda do Mérito Esportivo será entregue à atletas e desportistas de Mato Grosso

O Governo do Estado vai homenagear na próxima terça-feira, dia 15 de novembro, atletas, profissionais e incentivadores que contribuíram para o desenvolvimento do esporte no Estado e colocam Mato Grosso em destaque no cenário nacional. O evento será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, às 10 horas e deve contar com a participação de aproximadamente 300 homenageados.

Pela primeira vez o Governo de Mato Grosso cria uma honraria - a “Comenda do Mérito Esportivo” - para condecorar atletas mato-grossenses que se destacaram no Estado, no Brasil, e até mesmo no exterior. O prêmio foi instituído pelo Decreto nº 256, de 06 de abril de 2011, e será entregue, sempre no dia 15 de novembro.

Os homenageados foram escolhidos pela Comissão Organizadora do evento, pelo Conselho Estadual de Desportos e com o apoio das 35 federações esportivas de Mato Grosso. Serão agraciados esportistas que estão na ativa, os veteranos e também prestados homenagens póstumas.

Estão relacionados o nadador Felipe Lima, medalhista no Pan Americano de Guadalajara 2011, realizado no México; o lutador Rafael Feijão, destaque no MMA (Mixed Martial Arts); além de figuras como Lenine Póvoas (falecido em 2003), um dos presidentes da Federação Mato-Grossense de Desportos (atual Federação Mato-Grossense de Futebol), professor João Batista Jaudy, da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), incentivador de esportes como futsal, basquete, vôlei, handebol, atletismo e natação, falecido em 2009.

O vice-governador Chico Daltro vai assinar convênio com a FMF (Federação Mato-grossense de Futebol) para a microfilmagem de documentos e fotografias que fazem parte da história do futebol mato-grossense e do Estado.

Naturalmente que na primeira edição não se pode incluir todo mundo, mas devem ser lembrados, independente da honraria,  os jogadores Joel Diamantino, Bife, Pelezinho, Ruiter, Mão de Onça, o professor Nato e tantos outros, que escreveram a história do esporte, em Mato Grosso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário