quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Será lançado hoje campanha estadual de combate a dengue

Será lançada hoje no Estado, 17 de novembro a campanha ‘Mato Grosso Unido Contra a Dengue’. A grande mobilização reuni parceiros de pesos, como o Governo do Estado, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Associação Mato-grossense dos Municípios, Tribunal de Contas e Assembleia Legislativa. 
O mote da Campanha prevê continuidade das ações de mobilização e prevenção, além do reforço do alerta que a Dengue mata. A união de parceiros parte do princípio de que a Dengue se combate com a participação constante de todos, envolvendo desde os órgãos públicos, segmentos da sociedade organizada e população em geral. 
O objetivo da Campanha é transmitir o sentimento de união necessária para combater a doença, reforçando o poder que as pessoas têm quando se juntam em prol de um objetivo comum. A Campanha prevê ações de mobilização, prevenção, audiência s públicas e informação sobre a doença e seus sintomas com o intuito de contribuir para reduzir ainda mais os casos de dengue no Estado.
Para este ano foram produzidas peças publicitárias direcionadas para a população em geral, com focos na eliminação de criadouros em locais de grande aglomeração de pessoas como, por exemplo; escolas, hospitais, mercados, igrejas, eventos sobre a gravidade da doença; para a mobilização social que neste item o objetivo é transmitir o sentimento de união no combater a dengue; para os cuidados relacionados às residências, explicando quais medidas devem ser tomadas pelas pessoas ensinado-as a atuarem no combate a doença. 
Em quatro anos, Mato Grosso registrou 148.957 casos de dengue. Somente no município de Cuiabá foram notificados mais de 20 mil casos da doença entre os anos de 2007 a agosto de 2011. As ações serão promovidas no período de novembro de 2011 a abril de 2012, repetindo-se nos mesmos meses dos anos subsequentes, com o intuito de reduzir em pelo menos, 40% do número de casos de dengue em Mato Grosso. No passado não muito distante, há registros de dengue hemorrágica, com óbitos, em Diamantino. O avanço da conscientização e a limpeza organizada afastaram o perigo da incidência da doença, no seu grau mais temido. 
O Ministério Público, um dos parceiros do Programa constatou que a série histórica de evolução da dengue nos municípios mato-grossenses demonstra que as fases críticas da doença se deram entre o período eleitoral e a troca de gestão municipal, já que há uma interrupção e/ou descontinuidade das ações da gestão anterior. Com vista ao combate a dengue e a aplicação de política permanente de prevenção da doença pela administração municipal, o Ministério Público está realizando palestra temática em vários municípios do Estado. Em Diamantino, o evento acontece nesta quinta-feira, dia 17, no plenário da Câmara Municipal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário