sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Prefeito anuncia investimentos do Grupo Amaggi em Diamantino

A euforia do prefeito Juviano Lincoln ao anunciar durante a reunião mensal do Consórcio Intermunicipal da Bacia do Paraguai,  os investimento do grupo Amaggi na construção de armazéns de grãos, no Bairro Novo Diamantino,  com perspectiva de instalação de uma esmagadora de soja não trouxe muita motivação para Diamantino.
O discurso atual de Juviano Lincoln reporta lá atrás, quando o prefeito Batistinha no mesmo entusiasmo anunciava a instalação da Carroll´s, a maior granja de criação de suínos da América Latina. Do complexo iria nascer o frigorífico de abate, para aproveitar a produção. O frigorífico está sendo instalado em Rosário Oeste. Diamantino ficou só com o passivo ambiental da produção de suínos.
Depois veio o anúncio da instalação do Bertin, em Diamantino, revelados em estilo e pompa  pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, pelo governador Blairo Maggi e pelo ministro do STF, Gilmar Mendes. A planta previa a construção do frigorífico, curtume e fábrica de biodiesel. O Bertin foi incorporado pelo JBS que suspendeu o projeto inicial. Tecnicamente foi verificado que a planta foi instalada estrategicamente errada, numa grande área agrícola, sem tradição em pecuária de corte, em alta escala. O rebanho chega ao frigorífico transportado num raio superior a 700 quilômetros, onerando os custos da produção. Atualmente o frigorífico opera com capacidade ociosa. 
Agora o prefeito Lincoln repete o discurso ao se referir a instalação futura de uma esmagadora de soja. Pode acontecer, pois o empreendimento é compatível com a produção local de grãos, mas fica a dúvida quanto ao tempo que vai se passar até a implantação da unidade. 
Como gato escaldado de água quente tem medo de água fria, o mais sensato mesmo é ficar só com a esperança da construção de silos, o maior da região, na capacidade de armazenamento de grãos. O resto vai embalar as promessas da campanha eleitoral daqui pra frente até 2012, como dante. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário