terça-feira, 29 de novembro de 2011

Prefeito Juviano Lincoln faz propaganda do IDH de Diamantino

O prefeito Juviano Lincoln está tirando proveito do resultado do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de Diamantino, classificado como o quinto, no Estado e fazendo sua propaganda particular em cima do referido resultado. Embora o prefeito faz uma comemoração à parte, O IDH municipal não tem muito a ver com o desempenho da gestão municipal.  

O objetivo da elaboração do Índice de Desenvolvimento Humano é oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Criado por Mahbub ul Haq com a colaboração do economista indiano Amartya Sen, ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1998, o IDH dá uma noção  geral, sintética, do desenvolvimento humano. Não abrange todos os aspectos de desenvolvimento e não é uma representação da "felicidade" das pessoas, nem indica "o melhor lugar no mundo para se viver".

Além de computar o PIB per capita, o IDH também leva em conta dois outros componentes: a longevidade e a educação. Para aferir a longevidade, o indicador utiliza números de expectativa de vida ao nascer. O item educação é avaliado pelo índice de analfabetismo e pela taxa de matrícula em todos os níveis de ensino. A renda é mensurada pelo PIB per capita. Essas três dimensões têm a mesma importância no índice, que varia de zero a um.

O IDH de Diamantino tem crescido em razão principalmente da economia rural, com o PIB Agropecuário. O último ranking, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) colocou o Município na décima primeira posição, no país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário