domingo, 13 de novembro de 2011

Marcha contra a corrupção vai marcar Dia da Proclamação da República

'De tanto ver triunfar as nulidades,
De tanto ver prosperar a desonra,
De tanto ver crescer a injustiça,
De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus,
O homem chega a desanimar da virtude,
A ter vergonha de ser honesto’,

Rui Barbosa

A corrupção vem ocupando o noticiário como nunca se viu na história do país. Nem termina uma denúncia e já surge outra ainda maior, envolvendo o Executivo e Legislativo nas três esferas de governo e igualmente o sisudo Judiciário, que se imaginava ser o guardião da ética e da honra. 
Segundo pesquisa da FIESP (Federação das Indústrias de São Paulo), 82 milhões de reais se perdem, por causa de práticas ilegais, no Brasil. Só no caso da corrupção no Ministério dos Transportes, ao menos 20 pessoas foram demitidas por causa das denúncias de superfaturamento e pagamento de propina envolvendo o ministério, a Valec (estatal de ferrovias), incluindo o ex-ministro Alfredo Nascimento e Luiz Antonio Pagot, diretor do Dnit. No Estado proliferam os nomes incluídos na ficha suja. 
Contra a corrupção, Mato Grosso tem um grupo forte, que se mobilizam na Internet, nos moldes dos movimentos que atuam com a mesma característica, mundo afora. Na próxima terça-feira, 15 de novembro, Dia da Proclamação da República, haverá uma marcha contra a corrupção em Cuiabá e Tangará da Serra e diversas capitais brasileiras.
Esse movimento tem apoio de dois importantes movimentos sociais que lutam contra a corrupção em Mato Grosso: o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e a ONG Moral.
A primeira marcha em Mato Grosso aconteceu dia 7 de setembro, em contraste à  marcha militar cívica. Desde então, militantes se organizam em reuniões presenciais, realizadas no saguão do Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso.
Na marcha do dia 15, militantes vão levar faixas, cartazes, megafones, outros adereços. A marcha vai contar com o integrantes do  moto clube e dos ciclistas. Também foram convidados professores, funcionários e alunos das mais importantes escolas estaduais de Cuiabá: Médici e Liceu. 

Programação

Cuiabá

15h00 
Concentração: Praça Ipiranga

Ato Público 
Praça da República  

Tangará da Serra 

14h00 
Concentração e Ato Público 
Praça da Bíblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário