sexta-feira, 23 de março de 2012

Dia Mundial da Água deve ser visto com outro olhar

Nas comemorações do Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Diamantino, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Ceapa (Conselho Estadual das Associações de Revendas de Produtos Agropecuários de Diamantino) foi realizado ato comemorativo, alusiva à data, na Escola Municipal Castro Alves, na Gleba Caeté.
Os alunos plantaram mudas de árvores, produzidas no viveiro da Cadeia Pública de Diamantino, que ocupa a mão-de-obra de presidiários. 
O gesto da iniciativa é significativo, mas é pontual, especifica a uma data. Falta uma política própria e permanente da Prefeitura voltada ao meio ambiente e aos recursos hídricos. A Lei Orgânica Municipal já dispõe de um capítulo sobre a temática, como norma, mas é deixada de lado, pelo poder público. 
A data reporta ao saudoso ambientalista Augusto Mário da Silva, fundador da Ade (Associação Diamantinense de Ecologia) e responsável pelo fechamento de garimpos na cabeceira do Rio Diamantino, manancial que abastece a cidade. O garimpo, além de produzir degradação ambiental interferia na qualidade da água. 
Na área urbana de Diamantino três mananciais (Rio Diamantino, Ribeirão do Ouro e Buriti) estão condenados. O Ribeirão do Ouro está morto. Recebe o esgoto ‘in natura’ da parte central da cidade. As águas do Rio Diamantino estão contaminadas, pois recebe a descarga de esgoto do Ribeirão do Ouro. Além disso, o lixo acumula em suas margens, em todo o percurso de sua travessia urbana. O Rio Buriti não atravessa a cidade, mas seu estado de poluição e degradação já é alto. 
Além da poluição doméstica, os rios do entorno de Diamantino estão sujeitos à contaminação por agrotóxicos usados nas lavouras, em grande quantidade. Sem contar o assoreamento de seu lado, em razão da movimentação do solo, pela agricultura. 
A prova mais contundente da má qualidade da água é o sumiço dos peixes. Os principais rios do município (Preto, Rio Claro, Arinos, Diamantino, Frei Manoel) já demonstram a escassez doe estoque de peixes, seja pela alteração do meio ambiente e pela pesca predatória. 
Aqui, como em qualquer outro lugar, o Dia Mundial da Água precisa ser visto de outro ângulo, pois sua escassez é visível em todos os cursos d’água.    



Nenhum comentário:

Postar um comentário