sábado, 31 de março de 2012

Prefeito escolhe nova secretária de Saúde de Diamantino

Com a saída da 'amiga'  Gisa Souza da secretaria de Saúde, que volta para a Câmara Municipal para disputar a reeleição, o prefeito Juviano Lincoln nomeou a funcionária de carreira, Dilma Conceição Araújo, para ocupar a Pasta.  Só no mandato do atual prefeito, a secretaria foi ocupada por Reinaldo Almeida Gil, Nodier Rocha e Gislene Aparecida de Souza.
A secretaria é um 'abacaxi', com muitos problemas e poucos resultados. A crise se institucionalizou na Pasta e até agora nenhum ocupante do cargo conseguiu dar eficiência  ao emblemático setor. Falta um choque de gestão, dinâmica operacional, comprometimento com a Pasta e conhecimento de administração de saúde pública. 
A nova secretária serviu diretamente os últimos ocupantes da Pasta, mas foi na gestão da enfermeira Marineze de Araújo Meira que sua atuação foi mais marcante.
A secretaria Municipal de Saúde ganhou status e autonomia administrativa na gestão do então prefeito Darcy Capistrano, mas só foi criada 1993, durante o mandato do prefeito Levi Pedrini. A primeira secretária foi Shirley de Arimatéa Silva. 
Em 1992, o Órgão funcionava em uma sala, nas dependências da Prefeitura Municipal e contava apenas com duas servidoras. Em 1994 ocorreu o desmembramento da secretaria de Promoção Social e então, a secretaria de Saúde ampliou sua atuação, na área de vigilância sanitária, agendamento de consultas e exames (atual Central de Regulação). 
Atualmente, a secretaria atua na rede básica de saúde, rede especializada e serviços de assistência à população. Estão inconcluídos o Programa de Saúde da Família; Centro de Reabilitação; Centro de Atendimento Psicossocial; Centro de Testagem e Aconselhamento; Farmácia Municipal; Central de Regulação e Marcação de Consultas e Exames Especializados; Pronto Atendimento; Laboratório Público; Vigilância Sanitária; Vigilância Epidemiológica; Saúde da Mulher; Saúde da Criança; Saúde do Idoso e as Campanhas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário