quarta-feira, 21 de março de 2012

Laudo do Incra declara que Fazenda Arrossenssal em Nortelândia não será desapropriada

O Incra pôs fim ao sonho dos sem-terras, que aguardavam a desapropriação da Fazenda  Arrossenssal  da Camargo Correa, localizada no município de Nortelândia. O movimento reivindicava a desapropriação, devido a existência de uma área devoluta, dentro da Fazenda e também alegava que se tratava de uma área improdutiva. 
Depois de vistoriar e levantar a Fazenda  Arrossenssal o Incra arquivou o processo desapropriação e com isso excluiu a propriedade junto ao Serviço Nacional de Cadastro Rural. O laudo  afirma que a Fazenda é produtiva, com alto grau de utlilização e exploração e cumpri portanto, a função social; não sendo então, objeto de desapropriação. A Fazenda tem atividades na pecuária e agricultura, no município. 
A Fazenda possui 68 mil hectares  e toma quase todo o município de Nortelândia, cujas terras chegam no município vizinho de Diamantino, de tão grande que é. Para não passar em branco, dentro da proposta de responsabilidade social, a Camargo Correa desenvolve vários projetos na cidade, em parceria com a Prefeitura e com a comunidade. 
Com a Prefeitura, firmou convênio para a reforma e ampliação das escolas municipais Caetano Dias e Júlio Praxedes e mantém o Projeto Sementeia, junto com um grupo de mulheres, voltado para a produção de bolsas e bijuterias. Outro projeto que aguarda execução é de um assentamento, onde as famílias receberiam uma área de terra, em comodato e ali podia produzir, recebendo assistência técnica, orientação de comercialização e industrialização dos produtos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário