sexta-feira, 23 de março de 2012

Sintep apresentou reivindicações aos deputados na Assembleia

A Direção Central do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) apresentou a pauta de reivindicações de 2012 dos trabalhadores da educação, durante audiência pública na Comissão de Educação, Ciências, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT). A mesa de debate foi composta pelo presidente do Sintep/MT, Gilmar Soares Ferreira, pelo presidente da Comissão, deputado estadual Ezequial Fonseca, e pelo deputado estadual, Baiano Filho.
A pauta de reivindicação da categoria foi encaminhada, no dia 1° de março, para o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, e chegou à Assembleia Legislativa com o objetivo de conquistar mais um parceiro na luta pela valorização da Educação. Para o presidente do Sintep/MT, “a sensibilização da Casa de Lei é importante para que saibam das dificuldades e os desafios que existem na educação, pois a Assembleia Legislativa é uma ponte entre a categoria e o governo”.
Uma das grandes lutas da categoria está relacionada ao piso salarial, que não é respeitado pela maioria dos gestores. A secretária Formação Sindical do Sintep/MT, Marli Keller, ressaltou a importância do cumprimento da Lei do Piso. ”Além de ser um momento de sensibilização desta Casa para a nossa pauta, um dos pontos mais reclamados pela categoria é o piso. A rede estadual, por exemplo, possui salários que estão aquém do que foi instituído pelo Ministério da Educação (MEC) “, afirmou.
Essa questão foi reforçada pela secretária de Articulação Sindical do Sintep/MT, Maria Luiza Bartmeyer Zanirato. “A aplicação do piso salarial vai além,  pois o trabalhador deve ser valorizado pela carreira; deve haver a garantia de melhores condições de trabalho e a aplicação de hora atividade. E esses são alguns dos problemas que fazem parte da nossa pauta”, ressaltou.
A sindicalista também destacou o problema da sobrecarga de trabalho vivenciada pela categoria. “Com o excesso de trabalho, muitos professores chegam a exaustão, o que afeta a saúde e provoca o que chamamos de síndrome da desistência, que é quando o trabalhador se encontra desmotivado para exercer suas atividades,” alertou.
Reivindicações -  A pauta de reivindicação do Sintep/MT trata da valorização profissional (piso, carreira e formação), de questões administrativas e previdências, de recursos da Educação, e questões educacionais.
Os trabalhadores da educação reivindicam piso salarial de R$ 1.937,26, conforme prevê a lei 11.738/2008, para todos os profissionais da educação para jornada de 30 horas e formação de nível médio de acordo com os recursos constitucionais; estabelecer política de equiparação salarial com outras categorias do Executivo Estadual; garantia de profissionalização de todos os novos concursados nos cargos de técnico administrativo educacional (TAE) e apoio administrativo educacional (AAE) como previsto na carreira; correção e atualização da tabela salarial do apoio administrativo educacional não profissionalizado como previsto no texto da Lei Complementar 50 (LC 50/98); e a garantia de horas atividades para os professores interinos de acordo com a Lei Orgânica dos Profissionais da Educação Básica  (Lopeb) e a Lei 11.738/2008. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário