segunda-feira, 26 de março de 2012

Nepotismo cruzado é revelado por reportagem da Folha

A edição online da Folha de S.Paulo aborda reportagem de nepotismo cruzado, onde o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) emprega a enteada do ministro Gilmar Mendes, no seu gabinete, no Senado.  
Segundo a reportagem, Ketlin Feitosa Ramos, que é tratada na família como filha do ministro, ocupa desde setembro o cargo de assessora parlamentar de Demóstenes, posto de confiança e livre nomeação. Ela é servidora de carreira do Ministério Público Federal, nível médio.
O senador passa hoje por uma crise política por ter seu nome envolvido na Operação Monte Carlo, que desmontou no mês passado um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro na exploração de jogos caça-níquel e prendeu o empresário Carlinhos Cachoeira, que é amigo de Demóstenes e teve 300 telefonemas com ele gravados pela Polícia.
O senador confirmou que recebeu de Carlinhos Cachoeira um telefone antigrampo, um fogão e uma geladeira de presentes de casamento. Investigação mostrou que o senador também pediu ao empresário R$ 3.000 para pagar despesas de táxi-aéreo.
Como senadores possuem foro privilegiado (só podem ser investigados com autorização do STF), todo o material que envolve Demóstenes e outros políticos foi remetido para análise do procurador-geral da República, Roberto Gurgel.
Ele poderá pedir ao STF autorização para abrir um inquérito específico para investigar o senador. Gurgel não tem prazo para isso.
Se o pedido de inquérito for feito, o caso será distribuído automaticamente a um dos 11 ministros do STF, incluindo Gilmar Mendes, caso ele não se declare impedido.


Outro lado
Demóstenes Torres e Gilmar Mendes negaram haver conflito de interesse e afirmaram, por meio das assessorias, que a nomeação de Ketlin Feitosa foi feita por critérios técnicos.
Por escrito, Ketlin disse que procurou por conta própria emprego no Senado. "Demóstenes me fez uma proposta de trabalho para que eu atuasse em sua assessoria jurídica e que estava precisando de um servidor com o meu perfil pois tinha muito interesse na área ambiental."

Nenhum comentário:

Postar um comentário