sábado, 10 de março de 2012

UFMT e IFMT abrirão campus em Várzea Grande

A UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) recebeu área de 80 hectares, na localidade conhecida como Chapéu do Sol, próxima ao bairro Jardim dos Ipês. O terreno foi doado pelo empresário Juarez Ductievicz, ao Município, que fez o repasse à Universidade. Também o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) recebeu 10 hectares.
A solenidade de entrega foi na própria localidade, com a presença do governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, além de outras autoridades estaduais, federais e municipais e representantes da Administração Superior da UFMT. A reitora Maria Lúcia Cavalli Neder, em pronunciamento enfático, manifestou sua felicidade por estar contribuindo para concretizar o sonho dos várzea-grandenses de terem a UFMT em sua cidade. Ela lembrou que foi moradora da cidade por 22 anos e o esforço empreendido junto ao Ministério da Educação (MEC), com o apoio das forças políticas do Estado, para que o Campus fosse criado e agradeceu ao empresário pela doação.  O anúncio da criação do campus foi feita pela presidenta Dilma Rousseff no dia 16 de agosto do ano passado.
De acordo com a pró-reitora de Planejamento, Elisabeth Aparecida Furtado de Mendonça, na próxima semana será feito o registro dos documentos em cartório. O passo seguinte é a concepção de como será o campus e a elaboração dos projetos para que até o final do ano ou no início de 2013 possa ser licitada a obra da primeira etapa. A prefeitura de Várzea Grande compromete-se com a infraestrutura de água e energia e o governo do Estado com a pavimentação das vias.
A reitora Maria Lúcia Cavalli Neder disse que serão, inicialmente, criados pela UFMT, cinco cursos das áreas das engenharias e tecnologias, totalizando 500 vagas. O reitor, José Bispo Barbosa, anunciou que o IFMT criará seis cursos. Segundo ele os projetos do campus de sua Instituição estão prontos e a previsão é iniciar as licitações em agosto deste ano.
O governador Silval Barbosa considerou que esta é a concretização de uma ação que está no Plano de Governo e o prefeito de Várzea Grande, Sebastião Gonçalves, afirmou que a assinatura das escrituras é um marco para o Município. Para ele, a presença das duas instituições significa a abertura de novas oportunidades e benefícios aos cidadãos. A UFMT e o IFMT são as primeiras universidades públicas da segunda maior cidade de Mato Grosso, que conta hoje com mais de 250 mil habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário