sexta-feira, 27 de julho de 2012

Cruz Peregrina passa por Diamantino


A Cruz Peregrina, símbolo da Jornada Mundial da Juventude, foi doada pelo papa João Paulo II aos jovens em Roma, no dia 22 de abril de 1984 é também conhecida como Cruz da Jornada ou Cruz dos Jovens. Desde então, ela começou a peregrinar mundo afora, sempre levada pela juventude. Em 2003 junto com ela passou a peregrinar também o Ícone de Nossa Senhora.
Pela primeira vez, os dois símbolos máximos da Jornada Mundial da Juventude  vão peregrinar pelo Brasil. Serão meses num itinerário que percorrerá todo o país e também passará países pelos vizinhos do Cone Sul.
A peregrinação seguirá ao longo de todo o ano de 2012. Em dezembro, a Cruz e o Ícone deixam o Brasil e visitam Paraguai, Uruguai, Chile e Argentina. Já em janeiro de 2013 retornam para concluir o itinerário no Sul do Brasil. A etapa final acontecerá no Sul de Minas, no Espírito Santo e no Vale do Paraíba, em São Paulo e, finalmente, Rio de Janeiro, onde os símbolos chegam em abril de 2013, a sede do evento católico. O Papa Bento XVI participará das atividades, no Rio de Janeiro. 
Depois de passar pelas cidades do eixo da BR 163, a peregrinação percorre as cidades do médio Norte. Em Diamantino, a cerimônia mais expressiva  ocorreu na Igreja Imaculada Conceição, com ato litúrgico e vigília.
Depois de percorrer a região, a Cruz Peregrina segue para as cidades da jurisdição da Diocese de Cáceres. 
Tangará da Serra será a última cidade do médio norte no itinerário da Cruz Peregrina. 

Benedito Cruz de Almeida
Agência Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário