terça-feira, 31 de julho de 2012

Wener dos Santos é candidato único em Nova Marilândia


Nova Marilândia é um caso à parte até nas eleições. A situação é, no mínimo, curiosa. Lá, não existirá disputa eleitoral, por causa da candidatura única de Wener Wesley dos Santos. Ele vai disputar sozinho a Prefeitura, pela Coligação ‘União por uma nova Marilândia’.
Nova Marilândia é um exemplo da eficácia da gestão pública, que foi capaz de fortalecer a economia municipal  e criou ali um polo de avicultura, com a instalação de um frigorífico de abate para consolidar a atividade.
O grande responsável pela ascensão da economia de Nova Marilândia foi o ex-prefeito José Aparecido dos Santos, o Cidinho. Em menos de uma década, a economia exaurida pelo garimpo deu um salto para o agronegócio. Com o prestígio em alta, Cidinho foi reeleito ao cargo, assumiu a presidência da AMM (Associação Mato-grossense dos Municipios), elegeu o sucessor, seu vice Juvenal Alexandre da Silva e atualmente é suplente do senador Blairo Maggi.
Agora, no pleito deste ano, o atual prefeito Juvenal Alexandre não vai disputar a reeleição, cedendo lugar ao candidato Wener dos Santos, irmão do suplente de senador. Além de Nova Marilândia, mais três municípios no Estado: Ribeirãozinho, Tesouro e União do Sul terão candidaturas únicas.

A legislação prevê que nas cidades com apenas uma candidatura, o candidato precisará de apenas de um único voto. A legislação estabelece que, para ser eleito, o candidato precisa ter metade mais um dos votos válidos. E os votos nulos e em branco não são considerados válidos.
Isso quer dizer que, se o candidato obtiver o único voto válido do pleito, esse voto não pode ser dividido pela metade. Assim, ele terá recebido "todos" os votos válidos. No caso de municípios com mais de 200 mil habitantes, em que há possibilidade de segundo turno, se houver apenas um candidato e ele receber um voto, terá vencido o primeiro turno e irá para o segundo com a necessidade de receber um voto válido para ser eleito. Esta regra não se encaixaria para estes municípios mato-grossenses, já que apenas Cuiabá tem número de eleitores suficiente para um segundo turno.


A votação está marcada para o dia 7 de outubro.

Benedito Cruz de Almeida
Agência Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário