segunda-feira, 23 de julho de 2012

Vices disputam eleições para cargos no Legislativo

Nem Adair José e nem Juviano Lincoln, candidatos à reeleição em Alto Paraguai e Diamantino, respectivamente, ficaram com seus vices; na disputa eleitoral de  recondução ao segundo mandato. 
Em Diamantino, o prefeito Juviano Lincoln disputou a eleição com o empresário Sebastião Mendes Neto, o Tião da Guimatra. Com a cassação de Erival Capistrano e Sandra Baierle, através de decisão da Justiça Eleitoral, ambos estão vencendo o mandato, no cargo.
Juviano Lincoln preferiu trocar de vice, para a reeleição e optou por Valdinei Teodoro.  
Tião da Guimatra é candidato a vereador, disputando uma das 9 vagas, do Legislativo, em Diamantino.


Em Alto Paraguai, Adair José Alves Moreira foi eleito  com Tânia Regina Siqueira, numa dobradinha que deu certo, naquela ocasião. Agora, o prefeito de Alto Paraguai vai disputar o pleito junto com Luiz Gonzaga de Figueiredo Filho, o Luizinho, de vice. 
Tânia Siqueira vai disputar uma vaga na Câmara Municipal. Além de vice, Tânia foi secretária de Assistência Social, do prefeito Adair José. 


Diz a tradição que vice precisa ter voto e dinheiro para ser lembrado para compor uma chapa, em eleições municipais. E nem sempre, vice termina bem com o prefeito. 


Na história política dos dois municípios, a troca de vice é tão normal, como trocar de camisa. Chico Mendes, o primeiro prefeito reeleito de Diamantino mudou de vice, ao trocar Walter Trabachin, por Milton Criveletto. O prefeito Umbelino Alves de Campos, o Bilú, também experimentou a moda. 


Porém, poucos vices-prefeitos se mantém na politica eletiva. Quando permanecem, disputam o cargo imediatamente acima, o de prefeito. 
Tião da Guimatra e Tânia Siqueira são exceção à regra. Irão disputar eleições para cargos concorridos, mas onde terão vida própria e serão mais donos de si mesmos. 


Benedito Cruz de Almeida
Agência Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário