quinta-feira, 12 de julho de 2012

Professora Sônia Aparecida da Silva Lara apresenta tese na Universidade de Lisboa


Começou no dia 12 e vai se estender até o dia 15 de julho o IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, na cidade de Lisboa, Portugal. O evento é realizado pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
A professora mestra da FID (Faculdades Integradas de Diamantino), coordenadora de Pós-Graduação e coordenadora-adjunta de Ciências Contábeis Sônia Aparecida da Silva Lara Pires vai apresentar tese de mestrado no referido Instituto, durante o  Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação.
" Um Olhar Fenomenológico no Exercício do Poder das Relações Interpessoais nas Instituições Escolares: O Gosto Amargo do Mel" é o trabalho, objeto da tese.
A pesquisa que deu origem ao trabalho foi realizada com cinco gestores e 50 professores de cinco escolas públicas de Diamantino.
A pesquisa apontou uma formação de poder dentro da escola e a hierarquização entre os dois componentes estudados: gestores e docentes.
A professora Sônia se sente realizada com o trabalho, que refletiu a realidade das escolas públicas e trouxe à mostra uma situação real de disputa de poder que interfere diretamente no convívio das pessoas nas escolas e atrapalha a pedagogia do ensino. E ademais, a tese será apresentada numa conceituada Instituição de Ensino da Europa, cujo assunto vai contribuir para a discussão e formação de consciência dos educadores, daqui para frente.
O trabalho demorou cinco anos para ser concluído. A edição do livro será lançada no mês de outubro.
A professora, além de  apresentar  seu trabalho acadêmico será  coordenadora de mesa dos trabalhos que serão apresentados durante o evento, na famosa Universidade de Lisboa.
A professora que tem 23 anos de sala leciona na Escola Nilce Maria Magalhães e na FID, na disciplina de Metodologia Cientifica, para o curso de Ciências Contábeis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário