segunda-feira, 30 de julho de 2012

Jornalista Elias Neto lançará livro em Diamantino durante o I Seminário Regional


O jornalista Elias Neto, apresentador do programa MTTV 2ª Edição, da TV Centro América, lança nesta quarta-feira, dia 1 de agosto, o livro "Do Rádio ao Telejornalismo: a trajetória de um aprendiz".
Antes, no dia 31, o jornalista participa em Diamantino do I Seminário Regional, na FID, onde será palestrante e fará na cidade, o lançamento de sua obra. Também será Mediador de uma Mesa Redonda, no evento.
No livro, o jornalista mostra a trajetória dele no fascinante mundo da notícia e é um convite à reflexão sobre a prática cotidiana da missão de informar.
A principal característica desta obra são os planos paralelos entre o desenvolvimento do rádio em Mato Grosso e a trajetória do autor, que começou ainda menino. Contando sua caminhada, as informações e suas reflexões mostram que foram organizadas por um jornalista. Os períodos curtos, os tempos verbais, os adjetivos precisos são demonstrativos. "No meio jornalístico, correspondentes em geral costumam viajar de avião, navio, helicóptero,... Eu, o Correspondente Difusora, no entanto, tinha como meio de transporte uma bicicleta", lembra Elias Neto.
Com sua formação acadêmica, Elias Neto poderia optar por discutir grandes modelos teóricos sobre meios, códigos, entre outros temas da comunicação moderna. No entanto, preferiu partir de si mesmo, de sua liberdade pessoal, assim como fez de seu jornalismo um compromisso sincero e ético. Como homem, buscou na família a inspiração para suas ações e o ajuste perfeito para as suas determinações, sempre ligado ao espaço físico e cultural mato-grossense.
Elias Neto nasceu em Cáceres, em 1959. Fez faculdade de Jornalismo pelo Instituto de Ensino Superior de Várzea Grande. Foi aluno de escola pública até o antigo 2º Grau e ingressou na profissão em 1979, na rádio Difusora de Cáceres, como locutor noticiarista e animador de programas. Mudou-se para a rádio Cultura de Cuiabá, em 1982. Passou também pela rádia Vila Real e TV Brasil Oeste. Foi para a TV Centro América, afiliada à Rede Globo, em 1984, como editor, apresentador e depois editor-chefe e apresentador. 
Entrou para a história como o primeiro apresentador que ultrapassou duas décadas no mesmo telejornal, em Mato Grosso. O jornalista é pós-graduado em Didática do Ensino Superior, professor universitário e Mestre de Cerimônia. Elias também já recebeu diversos prêmios, entre eles o Troféu A Crítica Mérito Rondon, por duas vezes, como melhor apresentador de televisão.
O lançamento do livro "Do Rádio ao Telejornalismo: a trajetória de um aprendiz" será às 20 horas deste quarta-feira na TV Centro América, em Cuiabá.

Redação TVCA
Agência Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário